Transformação Digital: Emgerpi capacita funcionários para novos desafios

Capacitar gestores e colaboradores da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) para os novos desafios e oportunidades na era da transformação digital no Piauí. Este foi o foco da palestra “Direito Digital para Gestores” realizada, nesta quinta-feira (19), na sede da empresa.


Ministrada pelo advogado e especialista em direito digital, Raphael Cianga, o objetivo da palestra foi de encontro com uma das principais metas do atual Governo do Piauí, que consiste em transformar o estado em um dos mais digitais do Brasil. No evento, Cianga explicou que o bate-papo foi desenvolvido para fazer os participantes compreender sobre a importância da privacidade de dados e dos decretos, nº 21.979/2023; que institui a política de transformação digital, e de nº 23.003/2024; que estabelece diretrizes sobre proteção e privacidade de dados.


“Quando a gente fala em transformação digital a parte mais importante deve ser também a educação e o treinamento das pessoas, até porque não adianta a gente ter vários sistemas tecnológicos e políticas muito boas nesta área se as pessoas não entenderem para que sirvam e o que elas estão fazendo, inclusive na hora de saber como se proteger de golpes digitais e programas que põem em risco a segurança de dados”, afirmou o palestrante que parabenizou a direção da Emgerpi por não ignorar a necessidade de capacitar seus funcionários quando o assunto é adequar o ambiente corporativo as inovações tecnológicas.

Entre o público-alvo do evento estava o presidente, superintendentes, diretores, gerentes e equipe de Tecnologia da Informação (TI). O diretor-presidente da Emgerpi, Adroaldo Reis, acredita na transformação digital como a solução para facilitar a vida das pessoas que precisam de agilidade na hora de acessar os serviços públicos. O gestor estadual concluiu sua fala dizendo que cada setor precisa pensar em melhorar os trabalhos ligados aos processos internos e sempre zelar pela privacidade de dados.


Diego Cardoso é gerente de tecnologia da estatal. Para ele “a palestra foi importante para enfatizar algumas questões de proteção de dados, mudanças de hábitos quanto a segurança das nossas informações e de outras pessoas. Através do que foi discutido hoje nós do setor de TI podemos analisar pontos de melhoria na proteção desses dados através dos serviços que já prestamos.”

Ao longo do evento, os participantes também acessaram algumas normas do Guia Orientativo sobre Tratamento de Dados Pessoais no Setor Público, publicado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A necessidade de evitar o uso do papel nas dependências da empresa como forma de contribuir para a sustentabilidade e proteção do meio ambiente também ganhou destaque na palestra.

Texto e Fotos: Adriana Carvalho

Tags: , , ,

 

Leia Também