Ação de Saúde na sede do Iaspi marca o Dia Mundial do Rim

Como parte das atividades do Dia Mundial do Rim, o Iaspi (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí) promoveu nesta manhã uma ação de saúde voltada para servidores e usuários presentes ao Instituto, para medir pressão arterial e realizar teste de glicemia.

A ação foi realizada pela equipe de Enfermagem do Iaspi, que também foi responsável por esclarecer dúvidas e orientar quanto aos cuidados com os rins. “Um dos cuidados é conhecer os fatores de risco para doenças renais, como diabetes, pressão alta, obesidade e histórico familiar de doença renal”, explica o enfermeiro Italo.

O usuário José Vieira de Carvalho estava na sede do Instituto para pegar um documento e aproveitou a ação de saúde. “Na verdade, faz algum tempo que não faço esse acompanhamento. Achei muito boa a iniciativa e vou aproveitar”, disse o usuário, que ficou ainda mais satisfeito ao saber que os índices medidos estão dentro da normalidade.

A ação preventiva realizada pelo Instituto lembra a servidores e usuários que monitorar regularmente a função renal por meio de exames médicos também é essencial para detectar precocemente qualquer problema. Nessa data, o mundo volta sua atenção para os rins, essenciais para nossa saúde, uma oportunidade para aumentar a conscientização quanto ao cuidado com as doenças renais.

Para dona Raimunda Marques, que disse que faz sempre o acompanhamento da glicemia, a ação foi mais uma forma de manter em dia a saúde. “A pressão, por exemplo, deu alta, mas a glicemia está sob controle. Até sabia, mas já que estou aqui, aproveitei a inciativa”, afirmou.

Os rins atuam como filtros, removendo resíduos e toxinas do sangue, controlando os níveis de fluidos e eletrólitos, além de regular a pressão arterial. De nossa parte, adotar hábitos saudáveis, como beber bastante água, manter uma dieta equilibrada com baixo teor de sal, evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco e praticar exercícios físicos regularmente são passos fundamentais para proteger a saúde renal.

Dona Antônia Braga, 74 anos, foi outra usuária que se mostrou surpresa deforma satisfatória com a ação preventiva realizada na sede do Iaspi. Para ela, “nunca é demais estar sempre fazendo esse acompanhamento, cuidar da saúde, ainda mais estando à disposição de forma fácil e gratuita”.

 

Leia Também