Iaspi oferece mais um serviço digital: status de Guia Plamta

IASPI OFERECE MAIS UM SERVIÇO DIGITAl: STATUS DE GUIA PLAMTA

O usuário fica sabendo se sua cirurgia foi autorizada, se está na auditoria médica, se há alguma pendência, e só tem acesso a sua própria guia, usando para isso o número da guia e sua matrícula, garantindo o sigilo de cada operação

Usuários do Plamta, carteira do Iaspi voltada para cirurgias e internações, têm a sua disposição mais um serviço para consulta eletrônica: o status de sua guia. De fácil acesso para consulta no portal.pi.gov.br/iaspi/ é mais uma entrega eletrônica que deixa claro e acessível ao próprio usuário, bem como seus dependentes, qual o status de seu pedido.
Com esse novo serviço on-line, o usuário não precisará mais vir ao Instituto para saber se se sua cirurgia foi autorizada, se está na auditoria médica ou se há alguma pendência. Ele mesmo vai entrar no sistema e acompanhar o status de sua solicitação.
FÁCIL ACESSO- Para acessar sua guia:
1- Acessar portal.pi.gov.br/iaspi/
2- Na aba de serviços, busque Guia Plamta
3- Inserir o número da guia e matrícula do usuário
4- Clique em enviar mesmo assim
5- Confira a situação de sua guia eletiva
Após esses passos, será possível ao usuário saber as seguintes etapas de sua:
1- Entrada- O registro da guia foi recebido e está aguardando encaminhamento
2- Análise do auditor- A guia está sob análise do auditor para validação técnica ou administrativa
3- Aprovada- A guia foi autorizada, aguardar contato do prestador
4- Aprovada parcialmente- A guia foi autorizada parcialmente, aguardar contato do prestador
5- Cancelada- A guia foi cancelada, não tendo mais validade no sistema
6- Reprovada- A guia foi reprovada devido a pendências ou inconsistências
7- Finalizada- Todo o processo relacionado a guia foi concluído
Importante lembrar que cirurgias eletivas têm um prazo de 21 dias úteis para serem auditadas e encaminhadas ao hospital solicitante. Esse prazo, segundo a gerente do Plamta, enfermeira Keyla Costa, é necessário para que o pedido médico, os exames e o material solicitado pelo profissional sejam analisados pelos auditores do Instituto e negociados junto aos fornecedores.
Em caso de cirurgias de alto custo, essa avaliação é feita especificamente por uma Junta Médica que se reúne semanalmente. Diariamente, o Plamta recebe uma média de 100 pedidos de cirurgias eletivas das diversas especialidades. Com cerca de 209 mil vidas, o Plamta procura usar a tecnologia para facilitar o atendimento aos usuários.
INFORMATIZAÇÃO E SEGURANÇA- “Vamos deixar claro que o usuário só tem acesso a sua própria guia, usando para isso o número da guia e sua matrícula, garantindo o sigilo de cada operação. Não é possível acessar outras guias e nem ter informações sobre os procedimentos solicitados em si”, esclarece Daniel Aita, diretora-geral do Instituto.
Seguindo as determinações do governador Rafael Fonteles, a gestão está empenhada em oferecer cada vez mais serviços eletrônicos. Cerca de 70% dos nossos serviços já são on-line, muitos outros estão migrando até o sistema esteja 100% informatizado.
Além do status da guia, o usuário já pode acessar de forma on-line a rede credenciada, documentos de protocolo, folha de requerimento, tabelas de valores do Iaspi Saúde e Plamta, Demonstrativo do Imposto de Renda e acesso a Ouvidoria para registro de queixas, denúncias e sugestões.
Na área do Iaspi Saúde, carteira de exames e consultas, exames são solicitados pelo prestador no sistema e autorizados também diretamente no sistema, e as consultas agendadas diretamente nas clínicas e/ou hospitais. Apenas em casos especiais, como consultas e exames extras, quando vem expresso na guia “pendente de autorização no Iaspi”, é que o usuário precisa ir até a sede do Instituto.

 

Leia Também