De janeiro a 03 de novembro deste ano o Iaspi Saúde realizou 11.918 mamografias, sendo que de 10 a 31 de outubro foram 903 exames, que este mês não tiveram a cobrança de 10% da coparticipação, como forma de incentivar as mulheres no Outubro Rosa a cuidarem da prevenção.
O número de outubro, cerca de 10% a mais em relação ao mês anterior, com pouco mais de 800 exames, indica pequeno aumento na procura pelas usuárias do sistema. A prevenção e o diagnóstico precoce asseguram maior chance de cura.
O câncer de mama é o tipo da doença mais incidente entre as mulheres no mundo, excetuando o de pele não melanoma, independentemente da condição socioeconômica do país.
Mais importante que o autoexame da mama, é a mamografia que detecta o tumor ainda em seus estágios iniciais, aumentando sobremaneira a chance de cura.
Evidências apontam 95% de chance de cura em casos onde o câncer de mama é diagnosticado em estágio inicial. Para auxiliar no diagnóstico precoce é essencial realizar os exames de rotina dentro dos intervalos recomendados pelo seu médico.