A Polícia Civil do Piauí esteve presente no I Curso de Operações com Cães Especialistas – Restos Mortais, Odor Específico e Desastre realizado pela Academia Estadual de Segurança Publica (AESP) do Estado do Ceará, em parceria com o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), no período de 20/09/2022 a 30/09/2022, na cidade de Fortaleza (CE). A instituição foi representada pela Agente de Polícia Civil Adriana Alves.
A turma dos cursados contou com alunos bombeiros militares, policiais civis, penais e militares e peritos criminais dos Estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Bahia. O curso teve disciplinas de formação de cães de restos mortais com técnicas de buscas em ambientes rurais e urbanos, terrestres e sub-aquáticos, materiais suspensos e enterrados, bem como em ambientes de desastres; formação de cães de odor específico com técnicas de buscas de encontro de pessoas desaparecidas; dentre outras.
“O curso visa a disseminação de conhecimentos técnicos do trabalho com cães de buscas de restos mortais e odor específico nas instituições de segurança pública. Esse aprendizado é o primeiro passo para a formação de cães de polícia que podem colaborar nas investigações das ocorrências de homicídio, latrocínio e pessoas desaparecidas”, relatou a Adriana Alves, coordenadora técnica do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil do Piauí/DEPRE/PCPI.
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil