Polícia Civil cria Procedimento Operacional Padrão para investigar homicídios

A Polícia Civil criou por meio de Portaria, o Procedimento Operacional Padrão – POP, para investigação  de mortes violentas intencionais. A portaria da lavra do Delegado Geral de Polícia Civil, Luccy Keiko Leal Paraíba, tem como objetivo aprimorar as técnicas de investigação e gestão da qualidade da prova, através da criação de protocolos de investigação policial.

Ainda de acordo com o documento, o Delegado Geral criou uma Comissão de Monitoramento e Aplicação do POP-MVI, no âmbito da Polícia Civil do Piauí. Compõe a comissão o Gerente de Polícia do Interior, Gerente de Polícia Metroplitana, o Gerência de Polícia Judiciária, o Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, sob a presidência da Diretora da Unidade de Polícia Judiciária (UPJ).

Conforme explica o delegado geral, “caberá à Comissão verificar mensalmente o andamento dos inquéritos policiais que apuram mortes violentas intencionais, podendo propor ações, diligências e prestar auxílio, quando necessário”, explica o Delegado Luccy Keiko.  

Também foi acertado, em reunião realizada no prédio sede da Delegacia Geral, que a Academia de Polícia civil vai treinar policiais civis para desenvolver competências essenciais ao aprimoramento das investigações de crimes dolosos contra a vida.

Conforme explica a delegada Anamelka Cadena, diretora da Acadepos, “estivemos em reunião hoje para tratar sobre o procedimento operacional padrão, para que a Acadepol desenvolva esse treinamento na Academia de Polícia Civil, e também componto uma comissão que acompanhará a qualidade desses inquéritos, uma vez que os procedimentos precisa ter qualidade, explica a Delegada.

De acordo com o Delegado Geral, uma comissão foi criada para acompanhar a qualidade dos inquéritos policiais de homicídios, cujo foco é plena identificação dos autores com todos os elementos de prova necessários à persecussão penal. “Vamos focar na qualidade do treinamento policial para que os inquéritos de investigação de homicídios se tornem cada vez melhores, mais técnicos e aprimorados”, explica o Delegado Geral.

Ainda de acordo com a Delegacia Geral, outro Procedimento Operacional Padrão criado pela Polícia Civil já se encontra em uso por unidades policiais. O documento é direcionado ao registro de boletins de ocorrência realizado nas delegacias pelos policiais civis.

Assessoria de Comunicação da Polícia Civil

 

Leia Também