Polícia Civil realiza treinamento em violência sexual para servidores do DPTC e da Saúde

A Polícia Civil do Piauí realizou na data de hoje (18), a abertura do treinamento em violência sexual para servidores do Departamento de Polícia Científica e da Saúde. O treinamento prossegue até o dia 19 de abril.

O primeiro dia de evento contou com a presença de autoridades e representantes das instituições, como a delegada Anamelka Albuquerque atual Diretora da ACADEPOL; a Promotora de Justiça e Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), Fabrícia Barbosa de Oliveira; o Presidente da Associação dos Peritos Criminais, Odonto Legistas e Médicos Legistas do Estado do Piauí (APECOM), Francisco Leal; e o perito geral da Polícia-Científica, Antônio Nunes.

O treinamento tem como base a Lei 12.845 e o regulamento da portaria do Ministério da Saúde sobre o atendimento integral às vítimas de violência sexual. O evento também levou em consideração a inauguração do SAVVIS (Serviço de Atendimento às vítimas de violência sexual) que deve funcionar no hospital Dr Ozéas Sampaio, com inauguração prevista para os próximos meses. O público-alvo são vítimas de violência sexual do sexo masculino.

“A iniciativa é extremamente importante para uniformizar condutas de acolhimento, tratamento e perícia em todo o estado do Piauí no que diz respeito a violência sexual. Cada região do estado está recebendo esse treinamento. Ele é multidisciplinar, no sentido de contemplar os profissionais do setor e será uma oportunidade de treinar as pessoas que deverão iniciar esses serviços no novo SAVVIS”, pontuou Antônio Nunes.

 

Leia Também