Equipes da Polícia Civil do Piauí estão participando de ações relacionadas ao enfrentamento da violência tendo como vítimas crianças e adolescentes.
Todo o trabalho está inserido na Campanha “Caminhos Seguros” de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil, fomentada pelo Ministério da Justiça, com participação de demais instituições que compõem a Secretaria de Segurança. O dia 18 de maio é o dia D da campanha de combate a este tipo de exploração.
No Piauí, a ação é desenvolvida com a Superintendência de Operações Integradas (SSP/PI), tendo sido cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, 221 pessoas abordagens em blitzen nas cidades de Bom Jesus, Floriano, Simplício Mendes, Teresina, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Parnaíba, Piripiri, Brasileira, Bom Princípio do Piauí, Picos, Joca Marques, Esperantina, Oeiras, Corrente, Bom Jesus, Campo Maior, Piracuruca, Valença, Elesbão Veloso, Lagoinha, Cocal e Manoel Emídio.
Além das operações policiais, ações sociais, como palestras, reunindo segmentos da sociedade, principalmente alunos, estão acontecendo em diversos municípios piauienses. Nos encontros são debatidos diversos temas quanto ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.