A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), realizou ações de combate à criminalidade organizada em Teresina e no litoral do estado nesta sexta-feira (27).
Pela manhã, o DRACO removeu inscrições relacionadas às facções criminosas dos muros do bairro Planalto Ininga, na zona leste de Teresina.
Essa ação é continuidade da ”Operação Draco 69”, realizada na última quarta-feira (25), que resultou na prisão de cinco pessoas por envolvimento com associação a organização criminosa e posse irregular de arma de fogo.
O coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, ressaltou que o ato de praticar essas pichações é promover as facções criminosas, então as pessoas que praticam essas ações estão sendo responsabilizadas e penalizadas.
Ainda hoje à tarde, o DRACO realizou a “Operação Draco 70” no litoral do Piauí. A operação foi integrada com a 2ª Delegacia Seccional de Parnaíba e teve o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, da Polícia Militar e de outras unidades da Polícia Civil do litoral.
Durante a ação, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão que resultaram nas prisões de 11 pessoas, sendo 9 homens e duas mulheres. Todos os presos vinham sendo monitorados pelo Draco, pois faziam parte de facções criminosas. Além disso, duas armas de fogo foram apreendidas.
Segundo o delegado Charles Pessoa, a ação visa intensificar o combate às facções criminosas na região. ”Só conseguimos apresentar um resultado em questão devido o trabalho de todas as forças de segurança no litoral”, reiterou o coordenador do DRACO.
A população pode realizar denúncias anônimas ao DRACO por meio do telefone (86) 99964-0647. A Polícia Civil também dispões de um canal de denúncias anônimas em seu site oficial.
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Piauí