Na última semana, de 22 a 26 de abril, policias civis participaram do Curso de Investigação Policial via Análise de Dados Telemáticos realizado na Academia de Polícia Civil. O curso foi ofertado pela Polícia Civil do Piauí e pela Secretaria de Segurança Pública por meio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do estado.
Hoje, grande parte das atividades cotidianas das pessoas, seja relacionada ao trabalho, seja vinculada à vida pessoal, ocorre em ambiente digital. Nesse contexto, as atividades criminais passaram a ter um novo pano de fundo, além daquele tradicional do mundo físico. Desse modo, a polícia precisa estar atualizada e capacitada para lidar com crimes cibernéticos, como fraudes, roubo de identidade, ciberbullying, entre outros.
No curso, foram realizados treinamentos teóricos e práticos sobre técnicas de investigação policial nos crimes cometidos na rede mundial de computadores.
Segundo o escrivão Flávio Nogueira, lotado no Gabinete da Delegacia-Geral, além dos conhecimentos técnicos, a expansão da visão dos policiais envolvidos em qualquer nível de uma investigação, com mais possibilidades de elucidação de um crime, foi algo muito importante. ”A apresentação de ferramentas disponíveis, até então desconhecidas, para os policiais civis foi fundamental também. O nível das investigações com certeza vai melhorar após esse curso”, completou o policial.
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Piauí