Polícia Civil prende 11 pessoas suspeitas de integrar organização criminosa em Teresina e Litoral

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26), a operação DRACO 133 que teve como objetivo cumprir 19 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão nas cidades de Teresina, Timon e Ilha Grande no litoral do Piauí.

A ação foi realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).

Durante a ação 11 pessoas foram presas, foi apreendido armas de fogo, munições, dinheiro, aparelhos celulares, joias e dois veículos.

“Nesta operação prendemos um dos principais líderes de uma organização criminosa que possui atuação na zona norte da capital, o Reginho, ele comandava um núcleo familiar dentro dessa organização. O mesmo possui envolvimento com homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa, há mais de duas décadas. Além dele, realizamos durante essa operação a prisão de seu genro e de dois sobrinhos”, explicou o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa.

A operação DRACO 133 é a terceira operação que tem como finalidade desarticular esse grupo criminoso, que em sua grande maioria, se concentrava na região do bairro Mafrense, zona norte de Teresina.

“Em razão desse volume de operações e prisões houve uma desavença interna dentro de uma organização criminosa que já atuava na região norte de Teresina. Quando isso aconteceu, o Reginho, um dos líderes, migrou para outra organização e passou a coordenar essa célula na região do Mafrense, juntamente com os seus dois filhos. Identificamos essa situação e deflagramos a primeira operação”, pontuou o delegado.

No dia 3 de abril, o DRACO deflagrou uma operação na zona norte de Teresina e em Timon-MA. Durante a ação uma pessoa foi presa, foi apreendido uma pistola, um fuzil, um revólver e mais de 150 munições. Além disso, foram apreendidas informações sobre a atuação do grupo criminoso que foram essenciais para a realização de outras operações.

No dia 24 maio, o DRACO deflagrou a segunda operação com o foco nessa organização criminosa, onde um dos filhos do Reginho e outras duas pessoas foram presas, além da apreensão de armas e dois veículos. No dia 28 de maio, o 9° Batalhão da Polícia Militar apreendeu mais de 40 kg de pasta base de cocaína que pertencia a esse núcleo criminoso.

O delegado Charles Pessoa, destacou que durante intervalo de dois meses foram realizadas 4 ações exitosas da Secretaria de Segurança Pública, coordenadas pelo DRACO que resultaram na apreensão de 1 fuzil, 2 pistolas, 2 revólveres, 150 munições, 4 veículos e mais de R$ 40 mil.

“Hoje deflagramos essa grande operação que foi fechada com a prisão do líder da organização criminosa, seu genro e dois sobrinhos. Um de seus filhos ainda se encontra foragido, no entanto, estamos trabalhando para realizar sua prisão muito em breve. Com certeza, essa organização sofreu um prejuízo avaliado em cerca de 1 milhão de reais. Vale ressaltar, que vamos intensificar o trabalho de combate às facções criminosas na região, iremos remover todas as pichações, além de continuar monitorando”, finalizou o delegado.

Assessoria de Comunicação da Polícia Civil