Polícia Civil conclui ações do Plano Operacional das Eleições Municipais 2024

A Polícia Civil do Piauí concluiu as ações previstas no Plano Operacional das Eleições Municipais 2024, dentro das normas definidas pela Delegacia-Geral, garantindo a segurança e a tranquilidade durante todo o processo eleitoral.

Durante as eleições, realizadas no último final de semana, a instituição atuou na repressão de crimes eleitorais de modo supletivo à Polícia Federal, na forma investigativa, e auxiliando a Polícia Rodoviária Federal de forma ostensiva, como na prevenção de infrações que poderiam comprometer à lisura do pleito. Ao todo, a instituição fortaleceu o trabalho de segurança nas eleições no estado com a atuação de 66 equipes e cerca de 270 policiais civis em 59 zonas eleitorais.

Em Teresina, o delegado-geral, Luccy Keiko, destacou que o processo eleitoral ocorreu de forma tranquila sem registro de ocorrências.

“O caso mais grave ocorreu na cidade de Santo Antônio de Lisboa, no interior, com o registro da atuação de milícia privada, onde foram identificados dois policiais penais do estado de Pernambuco e um policial militar do estado do Maranhão, acusados de promover desordem durante o processo eleitoral”, pontuou Luccy Keiko.

Na manhã desta segunda-feira (07), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou ainda o balanço dessas eleições no estado.

De acordo com os dados, foram contabilizadas 32 ocorrências, incluindo 10 casos de violação de sigilo de voto, quatro de desobediência, cinco casos de boca de urna (distribuição de santinhos), três de transporte irregular de eleitores, uma ocorrência envolvendo milícia privada, um caso de compra de voto e um de corrupção eleitoral. Além disso, houve o cumprimento de um mandado de prisão, uma prisão em flagrante, quatro apreensões de material de campanha e um caso de desordem.

As ocorrências foram registradas nos municípios de Alegrete do Piauí, Aroeiras do Itaim, Assunção do Piauí, Bocaina, Beneditinos, Campo Maior, Castelo do Piauí, Cristalândia, Fronteiras, Geminiano, Itainópolis, Marcolândia, Matias Olímpio, Miguel Alves, Oeiras, Paulistana, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, Ribeiro Gonçalves, Santo Antônio de Lisboa, São Miguel da Baixa Grande, União, Várzea Grande e Valença do Piauí.

Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Piauí

Com informações da Ascom SSP-PI

 

Leia Também