A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Combate à Corrupção (DECCOR), deflagrou nesta quarta-feira (23/07/2025) a Operação Reset, e cumpriu quatro mandados de busca e um mandado de prisão temporária.
De acordo com o delegado Ferdinando Araújo, coordenador do Departamento, “o trabalho foi realizado com o objetivo de cumprir mandados judiciais para coleta de provas na investigação que apura condutas praticadas por servidores da Superintendência Municipal de Trânsito (STRANS) de Teresina, na exclusão de multas de trânsito, beneficiando motoristas infratores e causando prejuízos aos cofres do município do município.
Ainda segundo informações daquela unidade, a exclusão ilegal de 2215 multas no período de fevereiro a junho de 2024 gerou um prejuízo de R$ 503.210, 17. Segundo o delegado Ferdinand, “a Polícia Civil já identificou os servidores públicos e terceirizados que praticaram essas condutas. O Departamento de Combate à Corrupção espera que as buscas realizadas possam revelar quais foram as autoridades superiores e eventuais políticos que deram ordens para as exclusões ilícitas das multas”, explicou o delegado.
A ação criminosa dos servidores provocou a retirada de 12.393 pontos que haviam sido incluídos nas carteiras dos motoristas infratores.
Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de exclusão indevida de dados nos sistemas informatizados da administração pública, associação criminosa, dentre outros. O crime de exclusão indevida de dados tem pena máxima de doze anos de reclusão.
Participam da operação equipes do DECCOR, Diretoria Especializada em Operações Policiais e 2º Seccional de Polícia, Divisão 2.
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Piauí