A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Polícia Civil e da Polícia Militar, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (08/01), a “Operação Lucro Sujo” com foco no combate a crimes de maus-tratos contra animais domésticos no município de Parnaíba, no litoral do estado.
Durante a ação, foi identificado um canil clandestino, que funcionava sem autorização administrativa, como documentos de alvará de funcionamento, de licença dos órgãos sanitários e médico-veterinário responsável. O local também não apresentava condições mínimas de higiene nem estrutura adequada para a manutenção dos animais.
Ao todo, foram constatadas situações de maus-tratos envolvendo 10 animais. De acordo com o delegado Renato Pinheiro, as irregularidades foram comprovadas, inclusive, com o auxílio de imagens captadas por drone, que evidenciaram o sofrimento dos animais mantidos no local.


“As imagens confirmaram a existência de maus-tratos, com animais em condições inadequadas, sem higiene e sem os cuidados necessários”, destacou o delegado.
Duas pessoas responsáveis pelo canil foram identificadas e autuadas em flagrante, devendo responder por crimes ambientais, conforme a legislação vigente.
A Polícia Civil reforça o seu compromisso com a proteção animal e a segurança pública, e solicita que a população continue colaborando por meio de denúncias anônimas, ferramenta essencial no enfrentamento à criminalidade.
Denúncias anônimas sobre crimes em Parnaíba e região podem ser feitas pelo link bit.ly/denunciapcphb e pelo contato (86) 99557-2241.
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Piauí
Com informações da Ascom SSP-PI