Polícia Civil do Piauí deflagra operação contra crimes cibernéticos com apoio da PCGO e MJSP

A Polícia Civil do Piauí, deflagrou nesta terça-feira (06/08), a Operação Hard Reset para cumprimento de 01 mandado de prisão temporária e 01 mandado de busca e apreensão no município de Itumbiara/GO, no bojo de investigação que apura graves crimes cibernéticos voltados à invasão de sistemas judiciais protegidos e à atuação de organização criminosa com articulação interestadual.

A ação foi coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) e Diretoria de Inteligência da PC-PI (DIPC), com o apoio da Polícia Civil de Goiás (PCGO) e do Laboratório de Operações Cibernéticas – Ciberlab, vinculado à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A investigação teve início após a invasão das credenciais institucionais de um magistrado do Tribunal de Justiça do Piauí, utilizadas indevidamente para gerar bloqueios bancários fraudulentos e emitir ordens judiciais falsas. A medida judicial foi autorizada pela Central de Inquéritos de Teresina, após indícios colhidos em relatórios técnicos e manifestações do Ministério Público.

A Operação Hard Reset tem como foco a identificação e responsabilização dos envolvidos na invasão de dispositivos informáticos institucionais, com prejuízo à integridade de sistemas públicos e risco direto à ordem pública.

O termo “Hard Reset” é utilizado na tecnologia para descrever a restauração completa de um sistema ao seu estado original, simbolizando o objetivo da operação de restabelecer a segurança e a confiabilidade dos sistemas atacados.

A iniciativa faz parte das ações estratégicas do Pacto pela Ordem, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, com articulação interestadual e apoio do Governo Federal.

Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Piauí

 

Leia Também