Polícia Civil participa de seminário que aborda treinamento com cães em Pernambuco

A Polícia Civil do Piauí, representada pelas policiais civis Adriana Alves (coordenadora técnica do Núcleo de Operações com Cães – NOC/DEPRE/PCPI) e Aline Maria Barbosa Lopes (lotada em Itaueiras-PI), estiveram presentes no Seminário de Mantrailing ministrado do por instrutores do Grupo de Busca e Resgate do Brasil (GBR) de São Paulo, que aconteceu do dia 06 a 11 de março, na sede do SEST/SENAT, na cidade de Caruaru-PE.

Participaram do seminário policiais civis, policiais militares, bombeiros militares, guardas municipais e agentes da Defesa Civil dos Estados do Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe, Pernambuco e Pará, além de adestradores e outros profissionais civis atuantes na área. No seminário foram abortados temas como: introdução ao Mantrailing, odor, artigo de cheiro e seu deslocamento, comandos, entonação, leitura e condução do cão, trilhas urbana e rurais, estudos de casos reais de desaparecimentos e simulações etc.

A participação do Núcleo de Operações com Cães nesse evento dá continuidade a aquisição de conhecimentos sobre o olfato canino visando a utilização de cães de polícia especializados na localização de pessoas vivas desaparecidas pelo odor específico.

A policial Adriana Alves destaca a importância a participação representantes da Polícia Civil do Piauí (PCPI) nesse seminário. “Os conhecimentos adquiridos possibilitaram a iniciação da K9 CATRINA da PCPI nas técnicas de Mantrailing visando colaborar nas investigações de localização de pessoas desaparecidas e outros crimes onde o cão possa ajudar a desvendar crimes através de seu olfato canino, a partir de uma amostra de odor específico da vítima ou suspeito”, concluiu a coordenadora do núcleo.

Durante o evento, também foi comemorado o aniversário de três anos da K9 CATRINA com todos os alunos, professores e cães participantes do evento, com direito a bolo de aniversário e lembrancinhas para todos.

Tags: ,