A cibersegurança é um conjunto de técnicas e soluções tecnológicas que protegem os sistemas e redes contra ataques cibernéticos. E pensando em garantir mais segurança na área da informação e proteção de dados, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), realizou o curso de Cibersegurança.
Funcionários de Tecnologia da Informação (TI) da Emgerpi, tiveram uma manhã de treinamento, nesta segunda-feira (25), com os profissionais da empresa de tecnologia estadual.
De acordo com o analista de proteção de dados da Etipi, Lucas Benjamim Moura, “o objetivo geral do treinamento foi abordar pontos importantes da área, como os principais tipos de ataques cibernéticos e as vulnerabilidades envolvidas. Outro ponto discutido foi o papel do profissional de TI no combate a estes ataques, de acordo com os princípios da Segurança da Informação”.
Ainda conforme o analista, a finalidade da Etipi também era apresentar, a equipe de TI da Emgerpi, uma prática de simulação de análise de riscos; segundo os padrões do Cibersecurity Framework do NIST.
Igor Cavalcante é um dos consultores de gestão da Emgerpi e explica que, através desse tipo de treinamento, a empresa dá continuidade a uma de suas metas, que consiste em capacitar melhor suas equipes.
“Agradecer a Etipi, sempre parceira da Emgerpi, trazendo inovação, tecnologia e formação continuada aos servidores. Então, a palavra aqui realmente é gratidão! A gente vem seguindo a política que o nosso governador Rafael quer implementar, que é trabalhar para que o estado seja uma referência, a nível nacional, de tecnologia e inovação. E a Emgerpi não poderia ficar de fora. Por isso, solicitamos à Etipi, este curso de cibersegurança e tenho certeza que ele será proveitoso para a melhoria dos serviços oferecidos pela empresa”, finalizou o consultor.
Além de capacitar melhor suas equipes de trabalho , a Emgerpi vem atuando para contribuir para garantir mais proteção de dados dos cidadãos e conteúdos digitais de competência estadual, visto que a cada ano, o número de ataques digitais só aumentam.
Texto:Adriana Carvalho / Fotos:Leonardo Coaracy
Tags: cibersegurança, emgerpi, etipi, Tecnologia