Com foco em gestão de pessoas, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) fechou o ano de 2025 com importantes prêmios, entrou para lista dos 25 maiores contribuintes do Estado, ganhou selos de reconhecimento social e bateu a meta de quase 370 certificados de capacitações profissionais feitas por seus funcionários. O dado em capacitações concluídas deste ano superou o número alcançado em 2024, que contabilizou 340 certificações.

Este ano, a Emgerpi conquistou importantes prêmios e selos de reconhecimento social pelos relevantes serviços prestados à economia do Piauí.A primeira conquista veio em maio, onde a Emgerpi recebeu o selo de responsabilidade social da Fecomércio/Sesc/Senac 2025, ficando entre os 25 maiores contribuintes do Piauí. O evento tratou-se de uma iniciativa para reconhecer ações empresariais comprometidas com o desenvolvimento social do estado.

A segunda conquista veio também em maio, quando uma de suas funcionárias ganhou o 1º lugar do Prêmio da Escola do Governo do Piauí e a Emgerpi foi indicada no evento com um dos órgãos/empresas que trabalham a ‘Excelência em Inclusão’. A iniciativa teve o propósito de premiar as boas práticas dos servidores e a excelência no serviço público.A ganhadora do prêmio pela categoria “Servidor que mais se capacitou em 2025” foi a arquivista da Emgerpi, Juliana Lopes Fernandes. “Receber este prêmio foi uma honra imensa e um reconhecimento valioso do meu esforço e dedicação. Agradeço a minha família, as equipes e amigos da Emgerpi que estiveram comigo nesse processo. Foi um privilégio fazer parte da comunidade que valoriza a qualificação e desenvolvimento contínuo”, comenta a vencedora.

Em 2025, a Emgerpi contabilizou quase 370 certificados, superando 2024 quanto ao número de participações dos seus colaboradores em treinamentos e cursos de formação continuada, com destaques para as áreas de tecnologias e inovações digitais, formações técnicas de atualização profissional, primeiros socorros e prevenção e formações para público da terceira idade.Entre os colaboradores com mais certificados em mãos está Lígia Mercês Nogueira de Melo.

Para a assessora técnica do e-Social da Emgerpi, as nove capacitações que fez foram importantes porque ampliaram seus conhecimentos.“Esses cursos me ajudaram a enxergar novas formas de atuar no dia a dia. Aprendi ferramentas, técnicas e conceitos que tornaram meu trabalho mais eficiente e seguro. Também pude trocar experiências, perceber pontos de melhoria e fortalecer minha confiança profissional. Além disso, essas formações me motivaram a buscar sempre atualização e a entregar resultados cada vez melhores”, afirmou Lígia Mercês.

Para a direção da Emgerpi, os prêmios, selos e números de certificados de cursos e treinamentos realizados por seus empregados expressam importantes metas conquistadas pela estatal, que tem como missão principal gerir e capacitar seu quadro de pessoal, visando à qualidade e otimização do serviço público.O diretor-presidente da Emgerpi, Antônio Torres, enfatiza que todas essas conquistas são reflexo de um trabalho sério em gestão de pessoas. “Nossos colaboradores estão de parabéns por estarem buscando se atualizar profissionalmente, bem como todos os gestores e demais colaboradores que vêm trabalhando para que as metas sejam obtidas com êxito”, celebra o gestor.“Atualmente, o mercado de trabalho vive em constantes transformações. Então toda vez que uma pessoa aprende sobre como usar as novas tecnologias e demais ferramentas para facilitar e tornar seu trabalho mais eficiente é com certeza um grande salto para todos da empresa e o governo do Piauí que está trabalhando para que crescimento também seja na esfera do ensino de qualidade e formação continuada”, finaliza o diretor-presidente.
Para a coordenadora de treinamento da Emgerpi, Daniele Machado, todo este trabalho foi feito para atender o plano de governo através das capacitações seja para efetivos, comissionados, terceirizados e estagiários. “Por meio das parcerias com órgãos estaduais, oferecemos neste ano o máximo de oportunidades de formação continuada que impacta diretamente na produtividade, atualização profissional, aspectos comportamentais, valorização das pessoas”, pontua a coordenadora.
Para 2026, a direção da Emgerpi assegura que atuará para ampliar o número de funcionários mais capacitados, visto que um dos focos do governo estadual é trabalhar para tornar o Piauí o estado cada vez mais comprometido com desenvolvimento educacional, profissional e social do Brasil.
Ascom Emgerpi