Funcionários da Emgerpi concluem curso de Arquivologia na Prática

Mais de 20 funcionários da Empresa de Gestão e Recursos do Piauí (Emgerpi) concluíram o Curso de Arquivologia na Prática. A capacitação, realizada em parceria com a Escola de Governo, aconteceu em quatro etapas, das 8h30 às 10h, na sede do Arquivo Geral da empresa.

Ministrado pelo especialista em arquivologia do Núcleo de Formação Antonino Freire, Mário Oliveira, o curso contou com 21 empregados inscritos. “Aqui o nosso objetivo foi capacitar os empregados da Emgerpi quando o assunto é o gerenciamento eficiente e a organização dos arquivos, visando otimizar a gestão documental e garantir o acesso ágil as informações. A meta é promover principalmente a preservação do patrimônio administrativo público, histórico e cultural do estado”, explicou o professor.

Como função, o setor de arquivo tem a obrigação de guardar, preservar e organizar os documentos sigilosos ou não acumulados pela instituição a que pertence, de forma a facilitar a localização destes documentos, quando necessário para membros da instituição ou da sociedade em geral.

Osmar Carvalho é um dos arquivistas experientes da Emgerpi. Segundo ele, o setor de Arquivo Geral da empresa já é bastante organizado, mas a capacitação vai melhorar os conhecimentos técnicos. “Após a conclusão deste curso vimos que algumas coisas que fazíamos estavam fora do contexto e a partir de agora vamos trabalhar de forma mais atualizada como necessita a empresa”, disse o arquivista.  

Ao participar das quatro etapas do curso, a Juliana Lopes, que também é arquivista da Emgerpi, explicou que o diferencial da capacitação foi à praticidade que os conhecimentos repassados darão aos participantes. “Através deste curso vamos trabalhar melhor no cotidiano com a demanda que temos e certamente melhorar ainda mais na hora de organizar os documentos que receberemos daqui para frente”.  

Uma das metas da atual gestão da Emgerpi é trabalhar para preparar mais as equipes que cuidam da preservação do patrimônio administrativo do Piauí, com foco na agilidade do acesso as informações necessárias à sociedade piauiense.

Por Adriana Carvalho

Tags: ,

 

Leia Também