Teresina G20 Social: Emgerpi participa de evento de combate à fome e a pobreza

Ao sediar o Teresina G20 Social, o Piauí abraça a experiência de discutir políticas públicas de combate à fome e à pobreza no Brasil e no mundo.  E o diretor-presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Adroaldo Reis, que atua alinhado com às diretrizes do Governo do Estado, também marcou presença no evento que tem por finalidade definir os instrumentos fundadores da Aliança Global contra a insegurança alimentar e pobreza no País.

Aberto nesta segunda-feira (20), no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), o Teresina G20 Social e a reunião da Força-Tarefa contaram com a presença de 50 delegações internacionais que estão na capital piauiense para o evento que reúne especialistas e membros de grandes economias do mundo.  Vale destacar que em novembro deste ano, a Cúpula do G20 Brasil dará lugar ao lançamento da Aliança Global em discursão.

No evento, às personalidades e convidados também acompanharam a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), cujo objetivo foi discutir as propostas que serão levadas ao G20 Brasil 2024. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) do Brasil, Wellington Dias, e o governador do Piauí, Rafael Fonteles, abriram e conduziram o evento na manhã desta segunda-feira.

De acordo com Wellington Dias, a agenda Caisan contará com representantes de 24 ministérios, ocasião em que será apresentado pelo Programa das Nações unidas para o Desenvolvimento (PNUD) o estudo que leva em conta 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável.

Para Rafael Fonteles, o G20 Social representa a experiência do Piauí diante da necessidade de pensar e definir propostas assertivas para uma aliança global que possa dar suporte e impulso político na área que trabalha para acabar com a pobreza alimentar. Além da cooperação técnica, o governador acredita no sucesso dos projetos de combate à insegurança alimentar por meio do uso inteligente do planejamento e recursos financeiros.

 “Entre os seus valores, a Emgerpi tem o compromisso institucional, social e ambiental. Então é muito gratificante participar de um evento desta natureza, cujo foco é atuar para fomentar a proteção alimentar e social das pessoas. Além de gerir pessoas, a nossa gestão busca abraçar as ações que o Governo do Estado vêm realizando para cuidar de pessoas e fortalecer um novo modo de gerir os recursos públicos com foco em resultados. Parabéns aos organizadores do G20 Social e desejo êxito neste projeto que visa levar prosperidade as mesas dos brasileiros“, afirmou o Diretor-presidente da Emgerpi, Adroaldo Reis.

Toda programação do evento desta segunda-feira acontece no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). Já entre os dias 22 e 24 de maio, Teresina sediará a terceira reunião da Força-Tarefa. Desta vez, as 50 delegações estarão reunidas no Centro de Convenções de Teresina para acertar as propostas finais da Aliança Global. Toda programação do G20 Social no País foi criada dentro do G20 no Brasil pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e coordenada pelo MDS.

Por Adriana Carvalho

Tags: , , ,

 

Leia Também