Hidrogênio Verde: Emgerpi participa de lançamento de projetos sustentáveis na ZPE de Parnaíba

COM INVESTIMENTOS DE R$200 BILHÕES, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o governador Rafael Fonteles lançaram a pedra fundamental do maior empreendimento de hidrogênio verde (H2V) do mundo. E o diretor-presidente da EMGERPI, Adroaldo Reis, o superintendente de gestão da empresa, Thyago Soares e o diretor administrativo, financeiro e contábil, Eduardo Rabelo, estavam entre os gestores estaduais que acompanharam a agenda do governo do Piauí, nessa sexta-feira (15), dentro das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba.

 O hidrogênio Verde trata-se de uma fonte de energia limpa e 100% sustentável.  Fácil de armazenar, o subproduto do hidrogênio é uma das promessas para a proteção do planeta, através do processo de descarbonização. Isso porque é produzido a partir de energias renováveis, presentes nas usinas eólicas e solares.

Segundo o Diretor-presidente da EMGERPI, Adroaldo Reis, o projeto do Governo do Piauí além de produzir energia limpa, que por si só já justifica a magnitude do feito e toda a dedicação em sua execução, ainda proporcionará mais geração de emprego na região e, consequentemente, maior renda para o estado do Piauí. É um conjunto de desenvolvimento econômico, social e ambiental envolvido.

 A cerimônia contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, do presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida e do Diretor-Presidente da ZPE, Álvaro Nolleto. Entre os representante das empresas que acreditam nos projetos estavam o CEO da Green Energy Park, Bart Biebuyck, e Pedro Vaquer, socio fundador do Grupo Solatio.

 O HUB de Hidrogênio Verde tem capacidade para abastecer, até 2027, o mercado europeu  com a energia que não deixa resíduos poluentes no ar, como faz o carvão e do petróleo. O vice-presidente da República, falou da alegria de participar do evento. “Este é um dos investimentos mais inovadores do Brasil. “O hidrogênio verde traz a neoindustrialização ou  indústria sustentável e isso é o que o mundo precisa. O presidente Lula acredita nestes projetos, pois tem sido protagonista em defesa da segurança alimentar e energética, bem como a proteção do clima”, explicou Alckmin após parabenizar os piauienses e todos os envolvidos na criação da HUB de Hidrogênio Verde no estado.

No evento, o governador do Piauí disse que é preciso industrializar o Nordeste e o Piauí a partir das suas vocações, e uma delas é a indústria verde.  “Este é o maior projeto de hidrogênio verde do mundo e tem potencial para transformar o Piauí numa potência global em energia limpa. E ele vai acontecer primeiro porque nós acreditamos, segundo porque a gente está se juntando com quem também acredita  e terceiro porque estamos com vontade de fazer acontecer”, disse Rafael Fonteles.

 “Este projeto é um dos mais ambiciosos e desafiadores do mundo e só será possível se fizermos isso juntos, autoridades, líderes empresariais, pesquisadores e, mais importante, o povo do Piauí; vamos nos unir em torno deste objetivo comum para fazer do Piauí um polo mundial líder em tecnologia de energia verde”, falou o CEO da Green Energy Park.

Por Adriana Carvalho

 

Leia Também