Piauí Fomento e CGE dialogam adesão da agência ao Sistema Integrado de Controle Interno

Em reunião estratégica nesta quinta-feira (27), A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Piauí Fomento) dialogou junto a Controladoria-Geral do Estado (CGE-PI) a funcionalidade do Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN) e como a agência pode aderir à ferramenta, que foi criada pela CGE para a verificação de conformidade dos processos.

O sistema é uma ferramenta desenvolvida pela Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) com o objetivo de auxiliar o controle interno nas atividades de verificação da conformidade do gasto público. Participaram da reunião a gerente de monitoramento, Giovanna Garcia, o diretor da CGE, Décio Moura e o gerente de Controle Interno da Piauí Fomento, Claudimar Silva.

“Esse foi um importante momento para dialogarmos sobre a adesão da Piauí Fomento a esse sistema que padronizar as atividades de controle voltadas para gestão de riscos na execução orçamentária-financeira. Iremos agilizar os processos para que partilhemos do sistema em nosso formato de trabalho”, disse o diretor-presidente da Piauí Fomento, Feliphe Araújo.

Amparo Esmério, controladora-geral do estado, informa como funciona o sistema e segurança dos processos. “Foi muito boa essa reunião, porque estreita as relações entre os órgãos e possibilitou muitos esclarecimentos. O SINCIN é uma ferramenta criada pela Controladoria para acompanhar o processo de despesas, uma análise dentro do sistema sem a necessidade dos processos físicos. O sistema está relacionado com o SEI e SEFAZ. Para o gestor, isso é muito importante para que tenha uma análise efetiva e segura dos processos de despesa”, afirma a controladora.

O SINCIN dispõe de roteiros desenvolvidos para cada tipo de análise, os quais indicam os pontos a serem observados pelo usuário durante a verificação, com a indicação da base legal para respaldar as exigências devidas. É utilizado pelos Núcleos de Controle Interno e pelos Fiscais de Contratos dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado do Piauí.