COMUNICADO

BANCO CENTRAL – SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CRÉDITO – SCR

De acordo com as normas estabelecidas pelo Banco Central, o Sistema de Informações de Crédito – SCR é o principal instrumento utilizado pela supervisão bancária para acompanhar as carteiras de crédito das instituições financeiras. Está baseado em informações positivas, contendo dados comportamentais do Cliente no Sistema Financeiro, que permitem às instituições avaliarem a sua capacidade de pagamento e, desta forma, oferecer taxas de juros compatíveis.

O SCR tem por finalidades prover informações ao Banco Central, para fins de supervisão do risco de crédito, as quais estão expostas às instituições financeiras, e propiciar o intercâmbio de informações entre estas sobre o montante de débitos de responsabilidade de Clientes em operações de crédito.

A PIAUÍ FOMENTO deve remeter ao BACEN – Departamento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação – DESIG informações sobre todas as Operações de Crédito para registro no Sistema de Informações de Crédito – SCR, de acordo com os seguintes normativos: Resolução 3.658; Circular 3.445; e Carta Circular 3.419.

A consulta de qualquer informação ao Sistema SCR dependerá de autorização prévia do Cliente à PIAUI FOMENTO.

Os Clientes poderão ter acesso às informações constantes em seu nome no Sistema SCR por meio da Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil, através do telefone 0800 99 2345.

A correção, a exclusão e o registro de medidas judiciais e manifestação de discordância quanto às informações constantes do Sistema SCR, desde que originários da PIAUÍ FOMENTO, deverão ser solicitados por meio de requerimento escrito e fundamentado e, quando for o caso, acompanhado da respectiva decisão judicial.

Informações adicionais sobre o Sistema de Informações de Crédito – SCR podem ser obtidas através do site do Banco Central: www.bcb.gov.br.