No evento, a Piauí Fomento dialogou sobre o financiamento dos negócios, investimentos na produção rural e geração de emprego e renda na agricultura familiar do estado.
Em Parnaíba, a diretora de operações da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí S.A (Piauí Fomento), Carlete Freitas, participou da abertura da Oficina de Construção do Programa de Microfinanças aos projetos de Unidades Produtivas Familiar (PUPF) – Quintais Agroecológicos. A oficina voltada para agricultores do município foi promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) em parceria com a UFDPar, Centro Cocais, Banco dos Cocais, Piauí Fomento e Unidades Técnico-Pedagógicas dos Quintais Agroecológicos.
No evento, a Piauí Fomento dialogou sobre o financiamento dos negócios, investimentos na produção rural e geração de emprego e renda na agricultura familiar do estado. “Foi um importante momento de dialogarmos com as entidades, estratégias de fomento e desenvolvimento das atividades produtivas do nosso estado, em especial a dos trabalhadores rurais e da agricultura familiar”, disse Carlete Freitas.
Para a secretária da SAF, Rejane Tavares, o incentivo ao crédito para os agricultores familiares é importante porque, além de fornecer postos de trabalho, também contribui com a redução da fome no Brasil.
“Esse projeto dos quintais produtivos, o crédito pode ser micro, mas o efeito é macro. Porque garantir alimentação para as famílias, só por isso, o projeto precisa existir e ele já é válido. E quando a gente consegue ter excedente para levar para o mercado e para gerar renda, já que não existe emprego público ou privado para todo mundo, então empreender para agricultura familiar, não está só gerando postos de trabalho, mas alimentando as pessoas e com comida saudável”, frisou.