Piauiense participa da comissão avaliadora do Prêmio Semear Internacional do FIDA

O jornalista Pedro Vitor Melo, do setor de Comunicação da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF-PI) integrou a banca julgadora do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, realizado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, agência especializada da ONU. A ideia do concurso é premiar os melhores trabalhos jornalísticos que mostrem Boas Práticas Rurais no Semiárido brasileiro apoiadas pelo FIDA.

Pedro representou o Projeto Viva o Semiárido, também apoiado pelo FIDA, em execução no Piauí. O jornalista piauiense integrou a comissão julgadora da categoria de televisão. “Foi uma experiência muito rica participar da banca de um prêmio tão importante. Os trabalhos são belíssimos e contribuem para fortalecer a divulgação das ações que fomentam a agricultura familiar pelo semiárido brasileiro”, comenta.

Os trabalhos jornalísticos abordam temas como técnicas de beneficiamento e formas de comercialização de produtos da agricultura familiar, mudanças e impactos positivos nas comunidades atendidas pelos projetos apoiados pelo FIDA e pelo Semear Internacional, o protagonismo de jovens rurais, ações focadas em gênero e empoderamento feminino na zona rural, gestão do conhecimento e atividades de produção e disseminação de conteúdos e saberes rurais.


O objetivo do Prêmio de Jornalismo é contribuir para divulgar as boas práticas rurais nos mais diversos veículos de comunicação, fazendo com que elas sirvam de inspiração e possam ser replicadas em outras regiões. O Piauí é um dos estados que se destaca com o Projeto Viva o Semiárido.

“O Piauí é um dos casos de sucesso de boas práticas com o Viva o Semiárido e com o apoio do FIDA. A meta era que chegasse a 22 mil famílias beneficiadas, mas hoje ultrapassa 23 mil, representando mais de 100 mil pessoas impactadas em 86 municípios do semiárido piauiense”, conta a secretária de Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos.

Repórter: Natalina Alves

 

Leia Também