Crédito Fundiário

Sobre o Programa 

Criado em 2002, o Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF tem a finalidade de combater a pobreza rural no país, possibilitando o acesso ao crédito para aquisição de terras, recursos para infraestruturas sócio produtivas, e assistência técnica. Esse programa já proporcionou acesso à terra a mais de 100 mil famílias de agricultores em todo país, vale ressaltar que foi incorporado a esse programa o passivo do Banco da Terra criado em 1998 e instinto em 2002 com a criação do PNCF. Esse programa é uma política pública complementar a reforma agrária, fomentada pelos movimentos de trabalhadores e trabalhadoras rurais e da agricultura familiar, que vem se consolidando como um instrumento efetivo para o acesso à terra a milhares de trabalhadores rurais sem terra ou com terra insuficiente para o sustento da família.

 No estado do Piauí o PNCF tem por objetivo promover ações para a redução da pobreza rural, através do acesso a terra e da promoção de atividades produtivas que permitam incrementar os níveis de geração de emprego e renda. O Programa tem atuação nos 12 territórios do estado onde já beneficiou com alguma de suas linhas de crédito quase 20 mil famílias em pelo menos 200 municípios dos 224 existentes no estado.

Por meio do Crédito Fundiário, é possível acessar a menor taxa de juros do mercado, de 0,5% ao ano, podendo, em caso de pagamento das parcelas sem atraso, obter um desconto de até 40%.

Os agricultores familiares interessados em acessar esse crédito deve procurar a rede de Assistência Técnica e Extensão Rural pública ou privada que esteja credenciada na Anater ou entrar em contato com a Unidade Técnica Estadual do Crédito Fundiário nos telefones abaixo.

Sheila Reis – Diretora Estadual de Crédito Fundiário

Contato: (86) 9 9801-1150

E-mail: ute.cafpi@gmail.com

Arley Barroso – Assessor Jurídico

Contato:  (86) 9 9427-2716

Aline Soares – Coordenadora

Contato: (86) 9 8132-2610