PSI – Piauí Sustentável e Inclusivo

O Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI) é uma iniciativa que aborda de maneira integrada os desafios enfrentados pela população rural no estado do Piauí. Abrangendo 138 municípios em 7 territórios na área da Bacia dos Rios Piauí e Canindé, o PSI visa melhorar o acesso à água, condições ambientais, adoção de tecnologias agrícolas e integração de produtores às cadeias de valor, com foco especial em mulheres, jovens e afrodescendentes.

O projeto é estruturado em três componentes principais, além da Gestão de Projetos e Monitoramento. O primeiro componente foca em segurança hídrica e saneamento rural, visando aumentar a disponibilidade de água e melhorar o saneamento básico rural. O segundo componente concentra-se em adaptação às mudanças climáticas e recuperação ambiental, promovendo planos de adaptação produtiva, transferência de tecnologias e fortalecimento de cooperativas e o terceiro componente abrange capacitação, estudos técnicos e ambientais, além de experiências-piloto para inovação tecnológica em áreas rurais.

Para financiar o projeto, o Estado do Piauí firmou um contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo de Investimento para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), no valor de US$ 118 milhões, e o Governo do Piauí aportando recurso próprio no valor de US$ 29,5 milhões, totalizando US$147,5 milhões. A execução ficará a cargo da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, sob a liderança da Secretaria de Estado do Planejamento, que estabeleceu uma Unidade de Gerenciamento de Projeto (UCP).

A estrutura organizacional do PSI inclui a Secretaria de Planejamento, a Unidade Coordenadora do Projeto e como co-executoras Secretaria da Agricultura Familiar, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e Escritórios Regionais (ER). O PSI tem uma duração de 6 anos, contados a partir de 2024.