SAF entrega rebanho e libera recursos para agricultura familiar em Campo Grande e Picos

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, cumpriu agenda nesta quinta-feira (15) nos municípios de Campo Grande do Piauí e Picos. Na ocasião, foram entregues rebanhos do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), a assinatura de contratos do Programa de Alimentação Saudável (PAS) e a liberação de recursos/PVSA para aquisição de rebanho da APAESPI (Associação dos Pequenos Agricultores do Estado do Piauí). Ações que somam investimentos de R$ 746.773,80, por meio do PROPIAUÍ, PROSOCIAL e Projeto Viva o Semiárido.

Em Campo Grande do Piauí, foi realizada a entrega de animais caprinos e ovinos do PVSA para um grupo de pequenos agricultores. O evento de entrega simbólica aconteceu na localidade Serra Nova, mas ao todo, somente no município de Campo Grande, serão entregues 340 animais para agricultores associados em várias comunidades. A entrega do rebanho é a uma das últimas etapas do projeto. As famílias já passaram por formação, receberam acompanhamento técnico, sementes e equipamentos como forrageira.

A comitiva aproveitou ainda para conhecer o local onde foi instalado um kit de energia solar em um poço tubular e seguiu em visita à comunidade Serra dos Camilos, onde atua também o PVSA através do beneficiamento de mandiocultura e avicultura caipira.

“O objetivo do projeto é contribuir para a redução da pobreza e dos níveis de extrema pobreza da população rural do semiárido piauiense por meio do incremento das atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores rurais”, explica o diretor técnico do Projeto Viva o Semiárido, Clébio Coutinho.

Já em Picos, no espaço Raízes Brasil-Piauí, destinado a cursos de formação, atividades culturais e comercialização de produtos da agricultura familiar, a secretária Patrícia Vasconcelos assinou novos contratos do Programa de Alimentação Saudável, o PAS, para os municípios de Picos, Itainópolis, Jaicós e Geminiano, beneficiando associações e cerca de 4 mil famílias. Além disso, foi assinada a liberação de recursos para aquisição de 1.173 cabeças de ovinos e caprinos que beneficiam cerca de 225 famílias.

“Foi um dia extenso de atividades, porém muito gratificante. São investimentos que fortalecem a produção e a comercialização de produtos da agricultura familiar. Esse é o nosso compromisso”, comenta Patrícia Vasconcelos. 

O Projeto Viva o Semiárido conta com a assessoria técnica do EMATER, que também esteve presente na açã

 

Leia Também