SAF promove capacitação técnica de implantação da Tecnologia Social Biodigestor em Ipiranga do Piauí

Na última quarta-feira (25), teve início uma capacitação técnica de implantação da Tecnologia Social Biodigestor, na comunidade Furta-lhe a volta, apoiada pelo Projeto Viva o Semiárido, em Ipiranga do Piauí. O evento ocorrerá até o dia 28 deste mês, e tem como participantes, técnicas e técnicos da COOTAPI e agricultoras e agricultores locais.

O treinamento é prático, onde serão estudados todos os passos previstos para a implantação dos Biodigestores (seleção das famílias e áreas, capacitação das famílias, método para aquisição dos bens e serviços, promoção das ações de comunicação, além de técnicas de preservação do bioma).

A implantação dos biodigestores nas comunidades é proveniente de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) com o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), que tem a Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços para o Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar (COOTAPI) como executora das implementações junto às famílias beneficiadas.

Segundo Naiara Cardoso, Técnica da COOTAPI, o objetivo desse treinamento é capacitar os técnicos da COOTAPI juntamente com os agricultores da comunidade para aprenderem como é feito a construção dos Biodigestores.

No primeiro dia houve uma apresentação para explicar o que é Biodigestor, como construir e qual a importância dessa tecnologia para as famílias, para a comunidade e para o meio ambiente, além de uma visita à propriedade de um agricultor da comunidade que já utiliza essa tecnologia. No segundo dia de treinamento teve início a parte prática, com a montagem do biodigestor”, comentou Naiara Cardoso.

Este momento antecede a implementação de 141 biodigestores que serão implantados em 20 municípios do Piauí, contemplando 796 famílias.

O biodigestor é uma tecnologia que gera o biogás e biofertilizante, a partir de várias matérias primas. Ele é composto por três partes: Caixa de Carga, Tanque de Fermentação, onde também fica a Câmara de Armazenamento de biogás e a Caixa de Descarga.

O primeiro dia de treinamento contou também com a presença do Prefeito e da Vice-prefeita de Ipiranga, Elvis Ramos e Iolanda Rego, que reforçaram a importância desta tecnologia social para os agricultores e agricultoras familiares do município.

A produção de biogás através da Tecnologia Social Biodigestor, visa minimizar os custos com uso de fogões a gás e o uso de lenha, pois o gás de cozinha representa um valor alto na renda das famílias, e o uso não racional da lenha causa danos ao meio ambiente, visto que para renovação natural da vegetação, são necessários 20 anos.

Já a produção de biofertilizantes ajudará na autonomia das famílias ao cultivarem hortaliças nas unidades de produção familiar, melhorando a segurança alimentar e renda.

“O Biodigestor transforma algo que seria descartado (esterco e manipueira) e reaproveita transformando em gás e biofertilizante. É uma tecnologia muito importante para a agricultura familiar. O biofertilizante é a utilização daquilo que seria descartado e que será reaproveitado para fertilizar o solo aumentando a produtividade da lavoura, além de poder ser utilizado também no tratamento de algumas pragas”, explica Luiz Nogueira, Coordenador do Projeto Viva o Semiárido no território Vale do Sambito.

Dos 141 biodigestores, 21 deles serão implantados em comunidades beneficiadas pelo Projeto Viva o Semiárido com mandiocultura, para aproveitar a manipueira e transformar em gás e biofertilizante. A manipueira é resultado da prensagem da mandioca e tem sido relatada como responsável por grandes problemas de contaminação ambiental, seja devido à falta de informação, condição ou mesmo da disponibilidade de soluções para o problema. O descontrole do potencial poluidor da manipueira provoca a poluição dos solos e das águas, causando grandes prejuízos ao meio ambiente e ao homem. Tais problemas podem ser solucionados através o aproveitamento dessa substância nos Biodigestores.

O projeto apresenta relevância social e ambiental, pois prevê o desenvolvimento de ações voltadas para melhoria dos sistemas e da infraestrutura, para profissionalização das produtoras e produtores familiares, contribuindo, de forma estratégica, para garantir a preservação da bacia do rio Parnaíba e o desenvolvimento sustentável e socioeconômico de todas as comunidades e assentamentos beneficiários.

A importância dos Biodigestores é promover a autonomia das famílias rurais com a produção de biogás e biofertilizantes, tornando-as mais sustentáveis”, comentou Naiara Cardoso, Técnica da COOTAPI.

Repórter: Roberta Laurindo

Tags: , ,