Colônia de pescadores celebra sucesso no primeiro ciclo de pescados em Oeiras

Os integrantes da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-64, do município de Oeiras, celebraram nas últimas semanas as melhorias no âmbito da piscicultura com a implantação do Projeto “Pescando cidadania no açude Soizão”. Essa é mais ação da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), por meio do Projeto Viva o Semiárido (PVSA).

O projeto contou com a aquisição da infraestrutura básica para o manejo dos peixes, como tanques rede, balanças digitais, ração para alimentação dos animais, coletes salva-vidas, freezer e canoa. Além disso, também foi construída uma casa de apoio com caixa d’agua com pedestal, para utilizar essa água na limpeza dos peixes, e também foram construídos locais para guardar todo o equipamento. O valor total desse projeto soma R$ 365.327,38.

De acordo com a presidência da Colônia de Pescadores, o objetivo do projeto é a transformação dos pescadores artesanais, que vivem de capturar o peixe comum de água doce nos mananciais existentes de Oeiras, em potenciais Piscicultores, o que valoriza ainda mais esta atividade e traz mais lucros para as 42 famílias beneficiárias.

“Com o auxílio do Projeto Viva o Semiárido, sem dúvidas, tivemos uma melhoria significativa. As famílias são reconhecidas como segurados especiais e podem contar com a renda de pelo menos dois ciclos produtivos de pescados por ano, que vai dar uma renda anual de R$ 4.500,00 reais para cada família. A Colônia de Pescadores Z-64 já está se preparando para participar do Festival do Peixe em Oeiras”, conta Hélio Adão, presidente da entidade.

O Projeto Viva o Semiárido proporcionou para esses piscicultores uma base sólida de apoio e conhecimento para o melhor desenvolvimento da atividade, com capacitações e oficinas, que ensinaram desde compras e aquisições, até conhecimentos de criação de peixes em tanques rede em açudes de médio e grande porte, além de instruir sobre a Gestão de recursos públicos e humanos.

“É um projeto que tem tudo para dar certo. Teve o acompanhamento técnico necessário, que foi feito pela empresa EMPLANTA e ainda está sendo feito. A empresa fez a elaboração do projeto junto com a colônia de pescadores, além disso, também está acompanhando a questão de todo o manejo da piscicultura em tanque rede, desde a aquisição dos alevinos até a retirada desse peixe para a comercialização. Estamos correndo para estar com todo o projeto concluído até o Festival do Peixe em Oeiras, que ocorrerá dia 15 de novembro”, comenta o Coordenador do PVSA no território Vale do Canindé, Osvaldo Vieira.

O projeto Viva o Semiárido (PVSA) é um esforço do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.

Por: Pedro Vitor Melo

Com Informações de: Roberta Laurinda

 

Leia Também