Coordenador do PRORENDA participa de evento sobre tecnologias agrícolas em Paulistana

O coordenador do PRORENDA da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF-PI), Francisco Guedes, participou do lançamento do Projeto PRS Caatinga (Projeto Rural Sustentável), no campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI), no município de Paulistana. O evento ocorreu entre os dias 16 e 18 de novembro.

A iniciativa visa contribuir para melhorar a renda de famílias agricultoras e reduzir o efeito das mudanças climáticas no semiárido. O projeto iniciou as ações para adoção de Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono por pequenos e médios agricultores e conta com a parceria da SAF.

O evento contou com a participação do diretor do Programa PRORENDA da SAF, Francisco Guedes, que destacou as ações do Governo do Piauí no incentivo a processos sustentáveis de produção agrícola.

“Atualmente, no Projeto Viva o Semiárido (PVSA), coordenado pela Secretaria de Agricultura Familiar, temos 211 unidades demonstrativas bem sucedidas de convivência com o semiárido, especialmente nas comunidades quilombolas. Mostrando que é possível melhorar a renda das famílias sem precisar degradar o meio ambiente. O governador Wellington Dias esteve na Cop 26, e lançou lá um programa de plantio de 5 milhões de árvores nativas e frutíferas para o Piauí, começando ainda este ano com o plantio de 1 milhão de mudas”, destacou Francisco Guedes.

O diretor do PRS Caatinga, Pedro Leitão, destacou a importância do programa na contribuição dos pequenos agricultores para a preservação do meio ambiente e na diminuição da degradação da biodiversidade.

“Nós estamos diante de uma crise grave, climática, de perda de biodiversidade, perda de florestas, perda de água doce, poluição, perda de estoques e de uma população que cresce, demandando cada vez mais proteína. Então, é extremamente necessário que a gente pense uma alternativa para alimentar essa população que vai crescer inevitavelmente, que vai demandar alimentos saudáveis e que vai demandar condições que permitam a vida no planeta, ou seja, vai precisar de água doce, de florestas, e a agricultura, na escala que se pratica hoje, não contribui para isso, ela é um problema. O que nós estamos fazendo com esse projeto é estimular uma saída, nós acreditamos que a agricultura de baixa emissão de carbono possa ser praticada em uma escala média e pequena, é a possibilidade do pequeno agricultor aportar uma contribuição relevante para todas as questões colocadas aqui, inclusive a climática”, afirmou.

O Projeto Rural Sustentável (PRS-Caatinga) é uma iniciativa visa a promoção e adoção de tecnologias de Agricultura de Baixa emissão de Carbono no bioma Caatinga em 37 municípios do semiárido brasileiro, 16 deles no Piauí.

Trata-se de um conjunto de técnicas que aperfeiçoam atividades produtivas, reorientando-as para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a preservação dos recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ambiental enquanto mantém ou amplia a produção agropecuária de maneira sustentável, reforçando o programa de convivência com o semiárido, já existente no nordeste.

Repórter: Pedro Vitor Melo

Com Informações de Luís Carlos