Gestores da agricultura familiar do nordeste articulam ações integradas para 2022

Participaram da agenda em Brasília a secretária da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, e o diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira, representando o Piauí

Repórter: Pedro Vitor Melo

Foi realizada, nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), em Brasília, a reunião da Câmara Técnica (CT) da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste para avaliar as ações desenvolvidas no ano de 2021 e fazer o planejamento de ações para 2022, com base no Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS NE). A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, e o diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira, representaram o Piauí no evento.

Na reunião, foram debatidas ações como a da integração dos Sistemas de Inspeção Sanitária para os estados do Nordeste e da integração de ações para minimizar os impactos da seca na produção da agricultura familiar. Também participaram do encontro os gestores dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Segundo a secretária da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, a proposta da Câmara Temática é construir uma unidade nos temas que são de aplicação em todos os estados que compõem o Nordeste.

“Tratamos do selo dos produtos de origem animal e outros investimentos para a agricultura familiar, especialmente para ampliar o acesso à água no Nordeste. Na oportunidade, apresentamos as ações do Piauí no âmbito da agricultura familiar em 2021 e juntamente com os demais gestores fizemos um diagnóstico que resultou na carta de Brasília, que apresentará as principais questões emergenciais junto aos diversos órgãos competentes”, esclarece Patrícia Vasconcelos.

Outro ponto que teve destaque na reunião foi a importância da assistência técnica e a extensão rural. “Fizemos também um debate importante sobre assistência técnica e extensão rural (Ater). Avançamos bastante e estamos concluindo o programa da CT da Agricultura Familiar para 2022”, destaca Leonardo Nogueira, diretor-geral do Emater/PI.

As Câmaras Temáticas foram instituídas pelo Consórcio para articular e coordenar a ação regional nos eixos priorizados pelos Estados. A CT da Agricultura Familiar foi a primeira a ser instalada, pela integração/cooperação já estabelecida no âmbito do Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste.

A próxima reunião acontecerá no dia 16 de dezembro de 2021, durante a 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontecerá de 15 a 19 de dezembro no Parque Costa Azul, em Salvador. A reunião contou com a participação de diversos convidados, entre eles, representantes da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (FIAN Brasil), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e de senadores, entre outros.

Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste em Brasília

Tags: , , , , , ,