Missão FIDA ocorre presencialmente pela primeira vez no Piauí desde o início da pandemia

A série de reuniões para avaliação do projeto Viva o Semiárido ocorre presencialmente até o dia 10 de dezembro

Repórter: Pedro Vitor Melo

Teve início, nesta segunda-feira (6), a Missão de Supervisão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) junto ao Projeto Viva o Semiárido (PVSA), que tem como objetivo principal avaliar os resultados executados no Piauí por meio da parceria com o FIDA e o Governo do Estado. A missão terá encerramento na próxima sexta-feira (10) e fará as considerações finais para o projeto, que finaliza em 2022.

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, participou da abertura da Missão Fida no Piauí e deu as boas-vindas aos consultores. Patrícia destaca que a parceria foi um sucesso e que o Viva o Semiárido deixará um grande legado para as famílias atendidas.

“Estamos caminhando para o final do projeto. Ficou bem claro o legado que o Viva o Semiárido trouxe para a vida das famílias por meio dos projetos produtivos, que geram renda e transformam a vida das pessoas. Poderíamos destacar o avanço da apicultura, da ovinocaprinocultura, da cajucultura no Piauí, sem falar do protagonismo de jovens, mulheres, comunidades quilombolas e tradicionais. Só tenho a agradecer pela equipe que atua diuturnamente para que isso tudo seja possível”, agradece a gestora.

Para Hardi Vieira, oficial dos Programas do Fida no Brasil, essa missão terá um caráter muito especial, pois será a primeira feita de modo presencial no Estado desde o início da pandemia de Covid-19. De acordo com ele, o Piauí apresenta resultados preliminares satisfatórios.

“Depois de praticamente dois anos realizando as missões de forma virtual, estamos de volta ao Piauí. Isso permitirá visitas em campo junto às famílias beneficiadas pelo projeto. Serão seis municípios visitados, entre os 89 que fazem parte do PVSA. Além disso, estamos caminhando para a finalização do projeto, que está prevista para junho de 2022. É incrível como o PVSA se tornou uma história de sucesso. Isso é resultado de pessoas comprometidas com a redução dos índices de pobreza nas comunidades rurais do semiárido”, comenta.

O superintendente de Desenvolvimento Rural e coordenador do Viva o Semiárido, Francisco das Chagas Ribeiro, afirma que essa missão representa uma transição para o novo acordo de empréstimo, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola).

“Pelos ótimos resultados que obteve, o Viva o Semiárido terá uma continuidade com o novo programa, que será o Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI). O PSI terá um aumento na abrangência de municípios que serão beneficiados em relação ao Viva o Semiárido. O projeto foi avaliado com nota máxima e ficou em primeiro lugar na lista de inscritos pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia. Portanto, é um momento também de transição”, explica.

O Projeto Viva o Semiárido atua em 89 municípios do Piauí e beneficia 211 comunidades e cerca de oito mil famílias com as mais variadas atividades de inclusão produtiva como a avicultura, apicultura, ovinocaprinocultura, cajucultura e a piscicultura. O investimento total do PVSA é da ordem de 40 milhões de dólares ou aproximadamente R$ 200 milhões.

A mesa de honra da abertura da Missão do FIDA contou com a presença da secretária da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos; do superintendente de Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Ribeiro; do oficial dos projetos Fida no Brasil, Hardi Vieira; do superintendente de Gestão da Secretaria de Educação, Herbeth Buenos Aires e do diretor do Emater, Leonardo Nogueira.

Tags: , , , , , , ,