Governo do Piauí investe 4,5 milhões em distribuição de sementes e mudas para agricultores familiares

A safra 2021/2022 distribuirá 200 toneladas de feijão e milho, 800 mil mudas de caju anão precoce e 500 mil raquetes de palma forrageira

Repórter: Pedro Vitor Melo

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), deu início à distribuição de 200 (duzentas) toneladas de feijão e milho, 800 mil mudas de caju anão precoce e 500 mil raquetes de palma forrageira adquiridas para a safra 2021/2022. Serão beneficiados os agricultores familiares em todos os territórios de desenvolvimento do Estado. O investimento é de aproximadamente R$ 4,5 milhões de reais, por meio do PROPIAUÍ e de uma emenda parlamentar do deputado federal Merlong Solano para a aquisição de mudas de caju.

Antônio Pereira, Diretor de Inclusão Produtiva da SAF, explica que a distribuição teve início em dezembro e tem como meta atingir os 224 municípios do Estado. A logística envolve os regionais do Emater, que recebe e distribui para os municípios abrangentes.

“A distribuição ocorre em parceria com os municípios, onde é feita uma comissão formada pelos escritórios locais do Emater, Secretarias Municipais de Agricultura Familiar, Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e ONG’s. Essa distribuição considera o período de chuvas no Piauí, que favorece o plantio. As sementes são um insumo importantíssimo para garantir uma produção em maior escala e também de mais qualidade. Isso impacta na geração de renda e representa melhoria na qualidade de vida dos produtores”, esclarece.

Pereira destaca ainda que, pela primeira vez, a SAF fez a aquisição de sementes crioulas das casas de sementes (Sementes da Fartura). “Além de incentivar a cultura do feijão e do milho, a SAF investiu na compra de sementes crioulas, ou seja, sementes produzidas pelos próprios agricultores familiares, no ambiente de cultivo local. Destacamos ainda a importância da palma forrageira pelos muitos benefícios que ela oferece. Por ser resistente ao período seco, a palma garante o suprimento necessário para a manutenção de rebanhos, principalmente no período de estiagem”, comenta.

Programa de Distribuição de Sementes e Mudas

O Programa de Distribuição de Sementes e Mudas tem como objetivo fortalecer a agricultura, utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético propiciando, assim, o aumento da produtividade das culturas para elevar o nível de renda das agricultoras e dos agricultores familiares, com impacto positivo no produto interno bruto (PIB) do estado.

Tags: , , , , , , , ,