Jovens da América Central participam de rota de aprendizagem no semiárido da Bahia e Piauí

O objetivo é de melhorar a compreensão dos jovens líderes que atuam nos territórios rurais

Aconteceu entre os dias 20 a 26 de março a Rota de Aprendizagem: Jovens construindo Redes Territoriais de Aprendizagem no Semiárido baiano e piauiense. A saber, o intercâmbio foi planejado pelos Territórios de Aprendizagem da Bahia (Arandelas) e do Piauí (TAPI). E, teve como objetivo conhecer as potencialidades do Semiárido e melhorar a compreensão dos jovens líderes que atuam nos territórios rurais, fortalecer suas capacidades organizacionais e desenvolver redes de apoio mais eficientes e sustentáveis que ampliem suas oportunidades de inclusão social e econômica nesses locais.

No total, doze jovens de países como a Costa Rica, Panamá, El Salvador, Honduras, Guatemala e Belize, desembarcaram em solo brasileiro e se encontraram com os/as gerentes do Arandelas, TAPI e representantes do Procasur para participarem desse evento. Durante os dias de encontro, os visitantes puderam vivenciar momentos importantes, que proporcionaram troca de conhecimentos, novas experiências e, respectivamente, poderão ser replicadas em seus países de origem.

Programação

Os intercambistas participaram de visitas e encontros em cinco cidades nordestinas: Juazeiro e Uauá, na Bahia; e no Piauí, passaram por Picos, Paulistana e Betânia do Piauí. Sendo assim, puderam conhecer de perto as experiências exitosas em algumas comunidades e associações situadas nesses munícipios, como a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Central da Caatinga (Bahia), Casa Apis – Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro, Cooperativa de produtores e Produtoras da Região da Chapada Vale do Rio Itaim (Coovita), Associação dos Produtores de Ovinos e Caprinos do Município de Betânia do Piauí (Ascobetânia), Associação de Mulheres Criadoras de Galinha Caipira de Betânia do Piauí (Avesertão), Central de Cooperativas dos Cajucultores do estado do Piauí (COCAJUPI), além de visitar as propriedades dos agricultores familiares (talentos dos TA´s).

Além disso, os participantes estiveram num encontro com um grupo de instituições públicas, como EMATER, IFPI Campus Paulistana, Projeto Viva o Semiárido e Secretaria de Agricultura de Paulistana, que apresentaram as principais ações que desenvolvem no Território, destacando políticas públicas como o PAA, PNAE, ATER, infraestrutura e as ações de formação e criação de capacidades lideradas pelo IFPI. Por fim, a Rota de Aprendizagem teve o apoio dos seguintes parceiros: Fundo Internacional Agrícola (FIDA), Procasur, Consejo Agropecuario Centroamericano (CAC) e Sistema de la Integración Centroamericana (SICA), Governo do Estado da Bahia através do Pró-semiárido e Governo do Piauí por meio do Projeto Viva o Semiárido.

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