Governadora autoriza a construção de um viveiro de caju na zona rural de Teresina

A ação beneficia as famílias do Assentamento Mundo Novo, que na mesma solenidade receberam o título de doação de terra

Repórter: Pedro Vitor Melo

A governadora Regina Sousa e a Secretária da Agricultura Familiar (SAF), Patrícia Vasconcelos, assinaram uma Ordem de Serviço para construção de um Viveiro de Mudas de Caju Anão Precoce, no Assentamento Mundo Novo, na zona rural de Teresina. Na oportunidade, também foram entregues Títulos de Doação de Terra, beneficiando 394 famílias dos Assentamentos Fazenda Soares, Recanto de Santo Antônio e Mundo Novo, pelo Instituto de Terras do Piauí (INTERPI).

A construção do viveiro terá um investimento de R$ 333.872,04, com fonte do Tesouro Estadual. Desse modo, os agricultores poderão produzir as suas próprias mudas de caju, além de disponibilizá-las para outros pontos do Estado do Piauí. A ação deve gerar mais renda para as famílias através do beneficiamento da cadeia produtiva do caju e também fortalecer as ações da Câmara Setorial da Cajucultura.

A secretária da Agricultura Familiar (SAF), Patrícia Vasconcelos, afirma que o viveiro terá 2 hectares e capacidade de produção de 1 milhão de mudas por ano. “Essa região já possui esse trabalho de produção de mudas, e agora esse novo viveiro possibilitará o aumento da produção. Produção que poderá ser comercializada para o próprio Governo do Estado, Prefeituras e outras associações. É uma iniciativa que incrementa a renda e fortalece a autonomia das famílias”, comenta.

Entrega de Títulos de Terra

Na ocasião, a governadora Regina Sousa e o diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas, entregaram também os títulos definitivos de propriedade de terras para 394 famílias de pequenos produtores rurais dos assentamentos estaduais Fazenda Soares, Recanto de Santo Antônio e Mundo Novo.

“Não há coisa que eu faça com mais gosto do que entregar títulos de terra, porque eu já fui uma sem-terra. As pessoas acham que grandes obras são apenas em cimento, mas isso é uma grande obra, pois representa liberdade. Não tem preço, ninguém mais vai ameaçar a sua paz e ninguém poderá tomar a sua terra”, disse a governadora.

A doação de terras para os trabalhadores e trabalhadoras rurais da agricultura familiar é garantida pela Lei de Regularização Fundiária Lei nº 7.294/2019 e resultado do trabalho multidisciplinar desenvolvido pelo Interpi para realizar todas as etapas do processo de regularização fundiária dos imóveis rurais públicos. Os três assentamentos beneficiados com a política de doação de terras feita pelo Governo do Estado estão situados em imóveis públicos localizados na zona rural de Teresina.

Tags: , , , , ,