Coordenador do Prorenda participa de atividades no Vale do Canindé

Repórter: Luiz Carlos Júnior

No último fim de semana, o diretor técnico da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e coordenador do Prorenda do Piauí, Francisco Guedes, esteve em agenda por municípios da região do Vale do Canindé com o intuito de fortalecer as atividades da diretoria na região.

Na oportunidade, o diretor realizou a entrega do georreferenciamento das comunidades quilombolas Potes e Paquetá, localizadas no município de São João da Varjota – PI. O estudo foi realizado pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF-PI), através da direção do Prorenda.

A área foi doada pela Paróquia da Sagrada Família, da Diocese de Oeiras-PI, e foi destinada às escolas de família agrícola. “Essa é mais uma ação do PROPIAUÍ e do PROSOCIAL aqui no Vale do Canindé”, destacou Guedes.

Em Oeiras, foi formalizada a parceria com a Fundação Dom Edilberto Dinkelborg para a destinação de um técnico do Prorenda que irá prestar consultoria às Escolas de Família Agrícola da região, como ponto focal no Acordo de Cooperação Técnica entre a SAF e a Fundação.

Em Santa Rosa do Piauí e Tanque do Piauí, Francisco Guedes reuniu-se com os prefeitos municipais, Veríssimo Antônio e Natanael Sales (Tiel), respectivamente, para articular a viabilização de ações do Prorenda nestes municípios.

Fábrica de queijo de cabra

Em visita ao Assentamento Chapada da Areia Branca, em Oeiras- PI, o diretor técnico da SAF conversou com os moradores sobre as possibilidades de geração de emprego e renda na comunidade.

Na ocasião, o diretor anunciou a liberação de emenda parlamentar na ordem de R$150 mil destinada pelo deputado federal Merlong Solano (PT) para a construção de uma fábrica de beneficiamento de queijo e outros derivados de leite de cabra no Assentamento.

O Prorenda

O Governo do Piauí criou, no atual mandato, os Programas PROPIAUÍ e PROSOCIAL, respectivamente, para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Estado. O Programa PRORENDA, juntamente com o PROSAÚDE e com o PROAJA, foi criado no âmbito do PROSOCIAL para impulsionar a renda das famílias mais pobres do Piauí.

Tags: , , ,