Relançado nesta quarta-feira (22), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) já beneficiou milhares de produtores da agricultura familiar em nosso estado. Criado em 2003 no âmbito do Programa Fome Zero, o PAA já modificou a vida de muitos piauienses, gerando emprego, renda e garantindo a comida na mesa.
De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), desde sua criação o PAA envolveu 39 mil produtores, gerando mais de 38 mil toneladas de alimentos, beneficiando 22 mil instituições e colocando a comida na mesa de mais de 2 milhões de pessoas.
O PAA tem um importante papel na garantia da segurança alimentar para a nossa população, a além de incentivar e fortalecer a produção da agricultura familiar, os produtos adquiridos são distribuídos gratuitamente às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, através de instituições de assistência social.
O programa que ajudou o Brasil a sair do mapa da fome, terá um papel estratégico para mudar, mais uma vez, a realidade socioeconômica. De acordo com a pesquisa realizada pela Rede PENSSAN, os domicílios rurais tiveram mais dificuldade de acesso ao alimento do que aqueles em áreas urbanas.
A pesquisa também mostra que entre os domicílios rurais, a agricultura familiar sofreu maior impacto da crise econômica, mas foi especialmente afetada com a redução de políticas públicas, como o PAA, voltadas para o pequeno produtor. Durante a crise sanitária os agricultores tiveram dificuldade de comercialização dos produtos e, dessa forma, tiveram perda na produção, o que resultou no agravamento da insegurança alimentar no campo.
Tags: agricultura, agricultura familiar, PAA, saf piauí