SAF realiza treinamento de uso de tratores que serão distribuídos para 26 municípios

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizou nesta quinta-feira (18) a entrega técnica de 26 tratores e implementos agrícolas que serão destinados a prefeituras e entidades ligadas à agricultura familiar. Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro com um investimento total em torno de R$ 7 milhões. A aquisição dos equipamentos faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar. A entrega oficial será nesta sexta-feira (19), às 8h, no pátio da SAF.

Entrega técnica de implementos agrícolas na SAF (Foto: Geirlys Silva)

A diretora de Fortalecimento da Base Produtiva da SAF, Josi Costa, lembra que o ensino do manuseio adequado é importante para que os equipamentos sejam efetivamente usados pelos agricultores nos municípios.

“A gente sabe que uma das grandes dificuldades que a gente encontra nos municípios é de implementos parados por dificuldade de manuseio. E além do uso, tem a questão da manutenção. O trator que é usado diariamente, precisa ser lubrificado, precisa do processo de revisão, e na entrega técnica o instrutor repassa essas informações”, disse.

Um dos tratoristas que participou da entrega técnica é o Gilberto Mendes de Oliveira. Ele trabalha no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Água Branca e conta que a máquina é fundamental para a facilitação no trabalho de quem trabalha no campo.

“Essa máquina tem três sistemas, e eu tenho mais costume de andar em máquinas com um sistema. Eu já tenho experiência com o manuseio de tratores, trabalho com isso há muitos anos, e a gente aqui conseguiu ter mais dicas para se tornar mais fácil o trabalho com as máquinas”, disse.

Tratores serão entregues pela SAF
Tratores serão entregues pela SAF (Foto: Geirlys Silva)

A secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Água Branca, Leide Daiane Miranda, disse que essa aquisição é fundamental para os agricultores familiares, sobretudo aqueles que não tem condições de pagarem pelo equipamento.

“Tem muitos que não tem condições de pagar uma hora de trator, que custa em torno de R$300,00, e a gente vai procurar uma maneira para estar ajudando o agricultor familiar”, explicou.

OS EQUIPAMENTOS

Com os tratores, também serão entregues uma grade aradora e uma carroceria média. O investimento total foi de mais de R$ 7 milhões. Os implementos serão entregues para entidades ligadas aos agricultores familiares dos municípios de Água Branca, Barra D’Alcântara, Bonfim do Piauí, Bom Jesus, Colônia do Gurgueia, Corrente, Curimatá, Curral Novo do Piauí, Flores do Piauí, Floresta do Piauí, Fronteiras do Piauí, Guaribas, Itaueira, Jacobina do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Jurema, Marcolândia, Monte Alegre do Piauí, Oeiras, Pau D’Arco do Piauí, Pio IX, Ribeira do Piauí, Santa Filomena, São Braz do Piauí, São João do Piauí e Simões.

A entrega oficial dos equipamentos será nesta sexta-feira (19), às 8h, no pátio da SAF, na Rua João Cabral, 2319, Bairro Pirajá, em Teresina. A entrega será feita pela secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, e também pelo autor das emendas, senador Marcelo Castro. Outras autoridades do estado também estarão presentes ao ato.

Tags: ,