O Superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Clébio Coutinho, participou, na manhã desta quinta-feira (15), do Seminário Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural. O evento é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (SINTERPI) e pelo Sindicato dos Técnicos e Técnicas Agrícolas a Nível Médio do Estado do Piauí (SINTAPI).
Dentre as pautas discutidas no evento, estão os debates sobre a Lei Nacional de Assistência Técnica (ATER) e a possibilidade de trazer um modelo semelhante para o Piauí. Para o superintendente da Clébio Coutinho, a proposta é importante para o apoio à assistência técnica rural para os agricultores familiares. “É um debate muito importante, até porque a política territorial tem mais eficiência quando ela tem o braço da Assistência Técnica e Extensão Rural como apoio, para desenvolver ainda mais a agricultura familiar no estado.”
Também estiveram presentes no encontro o secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), Fábio Abreu, e outras autoridades. O presidente do SINTERPI, Antônio Jerônimo Filho, destaca que o evento surgiu da necessidade de se esclarecer sobre a prestação de serviços prestados para a agricultura familiar do Piauí. “O evento surgiu com a necessidade de propor uma minuta de lei que seja inclusiva, e que os agricultores, entidades da sociedade civil e governamentais, participando dessa discussão, possam dar um norte para entender que Assistência Técnica e Extensão Rural queremos e que o Piauí precisa,” destaca o presidente do SINTERPI.
Tags: agricultura familiar, saf piauí