SAF realiza entrega de tratores e implementos agrícolas para entidades da agricultura familiar em 15 municípios do Piauí

Foto: Geirlys Silva

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizou, na manhã desta sexta-feira (23), a entrega de tratores e implementos agrícolas para utilização em projetos da agricultura familiar em 15 municípios do Piauí. Os produtos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Merlong Solano e fazem parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar.

A solenidade contou com a presença da secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, que representou o governador Rafael Fonteles; do deputado federal Merlong Solano; do superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) no Piauí, Danilo Vieira; da secretária de Assistência Social, Regina Sousa; do secretário de Justiça, Carlos Augusto; do reitor da UESPI, Evandro Alberto;  do prefeito de Bela Vista do Piauí, Francisco Neto; dos deputados estaduais Francisco Limma, Elisângela Moura e Hélio Rodrigues; da vereadora de Jaicós, Sirlene Lopes; do ex-deputado estadual e presidente do PT, João de Deus; e da ex-prefeita de Colônia do Gurgueia, Doquinha.

Foto: Geirlys Silva

Para a secretária da SAF, Rejane Tavares, a entrega dos tratores e implementos fazem a diferença não só na vida do agricultor familiar, mas na economia do Estado. “Esses equipamentos favorecem na ampliação das áreas produtivas da agricultura familiar. Aumentam a produtividade, fazendo com que a gente possa produzir alimentos e gerar riqueza para esse segmento tão importante para o estado do Piauí”, cita.

O deputado federal Merlong Solano, autor das emendas da ordem de R$ 2,8 milhões de reais, destaca a importância dos equipamentos para a melhoria do trabalho da produção no campo. “Bem utilizado, o trator amplia enormemente a capacidade de preparação de terras para o plantio, além de proporcionar outras soluções que são importantes para a agricultura familiar”, aponta.

Foto: Geirlys Silva

Foram entregues, junto com cada trator, uma grade aradora, uma carroceria e uma roçadeira. Os equipamentos foram destinados para entidades ligadas à agricultura familiar localizados nos municípios de Altos, Bela Vista, Caracol, Caridade do Piauí, Colônia do Gurgueia, Fronteiras, Jaicós, Jardim do Mulato, José de Freitas, Monsenhor Gil, Picos, Pio IX, São Felix, Sebastião Barros e Teresina.

A Associação de Desenvolvimento Comunitário dos bairros Armínio e Nova Olinda, localizada em Jaicós, foi uma das beneficiadas. Para o presidente da entidade, Eliseu Lopes, a máquina foi um ganho importante para os agricultores. “É com muita alegria que a gente veio aqui receber essa máquina, uma grande conquista para os agricultores da nossa comunidade, e a gente agradece à SAF, ao deputado Merlong Solano, e as autoridades que auxiliaram nessa realização”, comemora.

Na quinta-feira (22) aconteceu a entrega técnica dos tratores, com o treinamento do uso das máquinas para os condutores que vão manusear os equipamentos. O ato contou com a participação de agentes da Polícia Rodoviária Federal, que deu orientações para o transporte dos equipamentos nas vias de trânsito.

Esta é a segunda entrega de tratores da SAF para entidades ligadas à agricultura familiar no Piauí em 2023. Em maio, foram entregues 26 tratores e implementos agrícolas a partir de emendas do senador Marcelo Castro que somaram mais de R$ 7 milhões de reais. A SAF espera entregar, a partir de emendas parlamentares, até o fim do ano, cerca de cem tratores para entidades da agricultura familiar.

Tags: , ,