Encontro Estadual de Pescadores Artesanais promove debates e distribuições de alimentos no litoral do Piauí

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) participou, nos dias 8 e 9 de julho, no município de Ilha Grande, do Encontro Estadual do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Piauí (MPP). O evento contou com a presença da diretora de Projetos do Território Planície Litorânea da SAF, Ana Cristina Campos Marinho, e do diretor de Articulação com Povos e Comunidades Tradicionais, Wender Rebouças. Também esteve presente a secretária de Estado das Relações Sociais (Seres), Núbia Lopes.

O evento teve como objetivo tratar das questões relacionadas às atividades pesqueiras, preservação do meio ambiente, ampliação de políticas públicas e necessidades do movimento. O encontro também tratou da busca por condições para que a pesca artesanal se torne cada vez mais sustentável, além de debates sobre os conflitos que atingem as comunidades tradicionais pesqueiras e os impactos que colocam em risco o modo de vida dos pescadores artesanais e as lutas das organizações comunitárias.

Representantes de colônias de pescadores, da articulação nacional e entidades envolvidas na defesa dos direitos dos pescadores artesanais do estado do Piauí, participaram do evento, além de representantes do Governo do Estado e de prefeituras.

Diretor de Articulação com Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, Wendel Rebouças

Para o diretor de Articulação com Povos e Comunidades Tradicionais, Wendel Rebouças, o encontro foi muito importante para apresentar a missão da SAF e falar da nova estrutura e dos planos da secretaria para a planície litorânea. “O estado sai fortalecido com as relações que foram criadas aqui com as sementes que foram plantadas”, afirma Rebouças. “Com a ida dos representantes e também o apoio do evento, foi realizada a distribuição de quantidades significativas de alimentos para marisqueiros e marisqueiras da região. A comunidade litorânea também é formada por muitas mulheres e as atividades são passadas para gerações posteriores”, cita.

Já a diretora de Projetos do Território Planície Litorânea da SAF, Ana Cristina Marinho, pontua a importância dos encaminhamentos feitos no encontro. “A SAF fez uma fala apresentando as ações desenvolvidas no território, houve um momento de ouvir as demandas dos pescadores e pescadoras, e como encaminhamento, os responsáveis irão apresentar um documento com as demandas para o Estado e nós, enquanto SAF, vamos acompanhar as demandas e articular parcerias para desenvolver as ações”, frisa.

Diretora de Projetos do Território Planície Litorânea da SAF, Ana Cristina Marinho

Para Núbia Lopes, secretária de Estado das Relações Sociais (Seres), esse foi um momento em que os participantes tiveram a oportunidade de partilhar os desafios e as necessidades dos trabalhadores da pesca artesanal do Piauí. “A pesca é uma das principais fontes de renda desses pescadores e pescadoras artesanais, e precisamos ajudar e garantir que essa tradição seja preservada. Nos colocamos à disposição para receber as demandas e ver o que será possível resolver agora, o que fica para o próximo ano”, aponta.

A coordenadora do Movimento dos Pescadores do Piauí, Maria Celeste, destaca a parceria institucional dos entes governamentais com os pescadores. “Estamos muito felizes de estarmos reunidos aqui neste espaço, vários setores institucionais, governamentais, junto aos nossos pescadores, para celebrar e construirmos juntos, trazer as demandas em defesa dos direitos à água, à vida e ao território. Direitos esses que nos últimos anos vêm sendo exterminados. Então, estamos aqui para continuar esse diálogo em defesa da pesca artesanal”, cita.

De acordo com Nilmar Conceição, representante do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Rio Grande do Sul, o Piauí está muito avançado no que diz respeito ao diálogo sobre a pesca artesanal. “Eu vim participar do evento a convite do movimento e estava falando que estivemos em vários estados, mas vai ser difícil ter esse espaço, assim como o que o estado do Piauí nos proporcionou. Fiquei muito feliz em ver que existe bastante diálogo e a integração entre os pescadores e o Governo do Estado do Piauí”, ressaltou o pescador.

Fotos: Natalina Alves

Texto: Natalina Alves e Socorro Moura