SAF lança espaço com produtos da agricultura familiar em rede de supermercados de Teresina

A ação faz parte de um projeto que visa incentivar a comercialização de produtos da agricultura familiar do Piauí

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Grupo Vanguarda, lançou, nesta quarta-feira (02), a “Quitanda Super”. Trata-se de uma gôndola com produtos da Agricultura Familiar em uma loja da rede de supermercados Carvalho Super. A inauguração aconteceu com a presença do governador Rafael Fonteles e de outros gestores, autoridades políticas do estado e representantes de cooperativas da agricultura familiar. 

A ação faz parte do programa “Quitanda da Agricultura Familiar”, que é realizado pela SAF por meio do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, e que visa impulsionar a comercialização dos produtos do campo, firmando parcerias com cooperativas de agricultores e agricultoras familiares, com o objetivo do fortalecimento de um mercado para que o produtor rural possa escoar sua produção.

Foto: Geirlys Silva

O governador Rafael Fonteles diz que vê a ação como um pontapé para o desenvolvimento da comercialização da agricultura familiar no Piauí. Para ele, é a partir do investimento público que há uma maior propulsão ao investimento privado, e que este caminho deve impulsionar o segmento da agricultura familiar. 

“O nosso objetivo é fomentar a nossa agricultura familiar. O grande desafio pro agricultor familiar é a comercialização, acessar os mercados, e quando a gente acessa o mercado, ele vende mais, e consequentemente, ele tem mais chances de melhorar a sua produção e sua produtividade. Esse é um passo mais que importante, que é fazer com que a gente conecte os compradores, com o mercado local”, aponta. 

Foto: Geirlys Silva

Para o lançamento da Quitanda Super, o Grupo Vanguarda adquiriu aproximadamente R$ 60 mil em mercadorias de oito cooperativas da agricultura familiar do Piauí. Produtos como mel, doces, farinha e óleo de coco babaçu, rapadura, castanhas de caju, além de bolsas feitas por artesãos, estão disponíveis para o público.

Para a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, há uma expectativa de expansão do projeto para mais lojas. “Esse projeto é uma oportunidade de geração de renda pois estimula o processo de organização dos agricultores e fortalece toda essa estratégia de produção de produtos da agricultura familiar. Este é um pontapé para um projeto maior. O desafio de fazer o primeiro é mais difícil, mas com certeza nos próximos meses vamos levar a frente para cada vez mais lojas espaços como este”, diz.

A gestora também frisa que espaços que possibilitem um maior acesso ao público consumidor incentiva a produção e melhora a renda de quem trabalha na agricultura familiar. 

“A quitanda viabiliza que o grande público, o consumidor final, conheça os produtos da agricultura familiar. Esses produtos trazem a história das pessoas. São mercadorias que, por trás delas, tem famílias produzindo. Existe todo um grupo de pessoas que vive da agricultura e, como diz o nosso slogan, é ‘de família para família’. Quando você compra um produto da agricultura familiar você está ajudando mais de um terço da população do estado do Piauí”, conclui.

Foto: Geirlys Silva

Van Fernandes, presidente do Grupo Vanguarda, considera que a parceria com o Governo do Piauí, é fundamental para o desenvolvimento da produção da agricultura familiar no estado, e diz que pretende abrir as portas de outras lojas para mais espaços da “Quitanda Super”.

“Esse é um projeto da Secretaria de Agricultura Familiar que nós abraçamos com muito carinho. Estamos lançando essa gôndola no Carvalho Super da Homero, mas a intenção é expandirmos para as outras 24 unidades do grupo, então é muito importante abrir esse espaço para agricultura familiar, pois potencializamos a venda, além de serem produtos saudáveis e de qualidade”, pontua.

Quem está muito feliz com o projeto são os agricultores familiares que se organizam nas cooperativas que vão comercializar seus produtos na gôndola. Para Jocibel Belchior, diretor-presidente da Cooperativa Central de Cooperativas de Cajucultores do Estado do Piauí (COCAJUPI), quanto mais espaços para a comercialização, melhor para os produtores do campo. 

“Essa ação é uma oportunidade ímpar, chegar numa rede de supermercado tão grande como é o Carvalho Super, é uma grande chance para nós da agricultura familiar. Devemos muito isso ao trabalho que é realizado na SAF, junto ao Governo do Estado. Nós precisamos que a população do nosso estado conheça melhor os nossos produtos e essa parceria é uma grande oportunidade para que todo o Piauí conheça nossa mercadoria”, pontuou.

Nesta primeira etapa, a Quitanda Super vai ficar na loja Carvalho Super da Av. Homero Castelo Branco, no bairro Ininga. A perspectiva é que, até o final do mês de agosto, mais cinco cooperativas participem do programa, além da expansão para outros supermercados da rede.

Foto: Alysson Dinis

Tags: , , , ,

 

Leia Também