A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nesta sexta-feira (29), a palestra “Práticas de Autoamor e Valorização da Vida” para encerrar a programação do Setembro Amarelo. A atividade foi uma iniciativa do Programa de Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da SAF e foi destinada para servidores da secretaria.
A palestra foi ministrada pela psicóloga Luana Estevão, que é Gestalt (terapeuta e tanatóloga). Ela abordou temas relativos à saúde mental e à importância do autocuidado na prevenção ao suicídio. “É um público que muitas vezes não fala sobre isso em casa ou em outros lugares. Então, é um espaço que oportuniza falar sobre isso. É importante que a gente converse sobre as questões de emoção, porque as pessoas só olham para os sintomas”, frisou.
A assistente social e membro do Comitê Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da SAF, Ana Beatriz Melo, pontua as ações que têm sido implementadas na secretaria para pensar o bem-estar dos servidores da secretaria.
“A secretaria iniciou este mês uma sala de escuta, com assistente social e psicóloga, trabalhando a questão das demandas e orientação sobre a rede de apoio e estamos buscando dentro do Pró-equidade trabalhar a questão humanizada, para que todos se sintam bem, fortalecidos, confortáveis no local de trabalho, para que as pessoas gostem de vir trabalhar”, citou.
O Comitê Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da SAF tem realizado palestras e discussões com temas que priorizam a inclusão social. Desde o início do ano, tem sido feito um diagnóstico do perfil dos servidores para contemplar as características dos colaboradores da SAF.
Tags: agricultura familiar, saf piauí