SAF realiza a entrega de 120 alevinos no Centro de Distribuição em Nazária

A ação faz parte do programa de povoamento da espécie no estado, beneficiando centenas de famílias em todo o Piauí;

Nesta sexta-feira (01), no Centro de Distribuição de Alevinos em Nazária, a equipe da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizou a entrega de 120 mil alevinos, beneficiando 4 municípios nos territórios Carnaubais, Chapada das Mangabeiras e Chapada do Vale Itaim.

Essa ação realizada pela SAF faz parte de incentivo à piscicultura no estado. Desde outubro, período de retomada das entregas de alevinos, já foram distribuídos 297 mil alevinos que beneficiaram 248 famílias em 9 municípios. Ao longo dos próximos meses, mais entregas serão realizadas, atendendo todos os 12 territórios do Piauí.

Durante a entrega de alevinos, uma turma de medicina veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI) acompanhou a ação, além de ter conhecido a estrutura do Centro de Distribuição da SAF, que este ano, com as melhorias realizadas no espaço, conseguiu antecipar o período de reprodução dos alevinos de janeiro para outubro. O professor Luiz Ricardo Romero fala sobre a oportunidade de conhecer o espaço e de ser uma grande experiência para seus alunos.

“Para eles, é muito importante conhecer os processos na produção de alevinos, um trabalho muito bom e que é do estado. Aqui eles podem vivenciar esse conhecimento prático, desde a reprodução até o processo de entrega que hoje estamos presenciando. Para eles, é muito bom conhecer uma parte nova da veterinária, uma possibilidade de trabalho”, pontuou o professor.

O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar (SAAAF), Clébio Coutinho, destaca que essa é uma ação contínua da SAF, que se estende até os primeiros meses de 2024, impulsionando a produção de peixes no estado.

“Anualmente, entregamos de um a dois milhões de alevinos para todos os municípios do estado, para povoamento e principalmente para pequenos barreiros ligados a agricultores familiares. Este ano, iniciamos o período de reprodução de maneira mais eficiente, com melhorias na estrutura da estação de piscicultura de Nazária, e começamos as entregas em outubro deste ano, já contabilizando quase 300 mil alevinos entregues”, destacou o gestor.

Tags: , ,

 

Leia Também