SAF realiza visita técnica em comunidade beneficiada pelo Programa Crédito Fundiário

A diretora do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) na Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF), Sheila Reis, visitou nesta quinta-feira (25) a unidade produtiva Folha Larga, em União, junto da consultora do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Tatiane Valente. Durante a visita, foi possível construir um diálogo entre os beneficiados e a equipe do PNCF, a fim de conhecer o impacto do programa na vida das famílias.

Os diálogos foram possíveis através da parceria entre a SAF e os representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras do Piauí (FETAG) e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de União, que acompanharam a visita técnica.

Foto: Ascom SAF

O PNCF atua há 20 anos no Piauí, tendo como missão combater a pobreza rural por meio de investimentos na aquisição de pequenas propriedades produtivas para famílias que não têm terra para garantir o seu sustento. A unidade produtiva Folha Larga faz parte dessa história, tendo seu contrato firmado em 2006 por 12 famílias, que desde então usam a terra para gerar renda e o sustento de casa.

A agricultora Vangir Oliveira conta como o Programa Nacional de Crédito Fundiário mudou a sua vida. “Antes, não tínhamos terra para produzir e não havia emprego. Trabalhávamos por diária, mas agora estou realizando o meu sonho de ter a minha casa e a minha terra para trabalhar, ter a minha renda e o sustento da minha família”, relata.

Foto: Ascom SAF

A consultora Tatiane Valente e a diretora Sheila Reis também estiveram reunidas com os representantes de algumas empresas credenciadas para operacionalizar o PNCF no estado. O objetivo da conversa foi acolher demandas e propostas apresentadas pelos representantes para promover o aperfeiçoamento do programa, com o objetivo de facilitar a operacionalização do programa e levar mais qualidade de vida para os beneficiados, como relata a diretora Sheila Reis. “Através dessas visitas, tivemos a oportunidade de ouvir desde os sindicatos, federação, confederação e empresas de assistência técnica, até os que estão na ponta, os agricultores beneficiados que relataram como essa política pública teve impacto em sua qualidade de vida”, pontua.

Tags: , , ,

 

Leia Também