Feira da Agricultura Familiar estimula produção rural em Geminiano

Fotos: Geirlys Silva

Teve início neste sábado (16) a I Feira da Agricultura Familiar de Geminiano. O evento, que conta com apoio do Governo do Piauí, tem por objetivo estimular a produção de agricultores e agricultoras familiares da região.

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) participou do evento com um stand, onde foram apresentadas ações da secretaria, dentre os quais, o projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), que terá atuação na cidade. A SAF também realizou a entrega de mudas de caju e kits de irrigação para agricultores familiares de Geminiano durante o evento. Além da SAF, a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) também contou com um stand no evento.

Mais de dez coletivos de produção da agricultura familiar participam do evento comercializando produtos. O evento, que é organizado por representantes da sociedade civil organizada, encerra neste domingo (17).

O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, lembra que Geminiano tem produções diversas na agricultura familiar e que a secretaria tem fomentado ações de incentivo à produção rural.

“Aqui no território Vale do Guaribas, Geminiano é um município muito importante na produção agropecuária. É um município que se destaca com a presença de muitos assentamentos, seja da reforma agrária como do programa de Crédito Fundiário. E a SAF aqui hoje está apoiando essa iniciativa da agricultura familiar são mais de dez comunidades expondo suas produções aqui na feira”, pontuou.

Produções diversas de frutas, hortaliças, doces, méis, carnes, dentre outros, estão disponíveis para o público na feira. Dentre os expositores, estava a agricultora Lídia Maria, que é presidente da Associação Piauiense da Agricultura Camponesa

“A gente trouxe vários produtos da nossa produção como feijão, milho, abóbora, muitos produtos que são da nossa comunidade e que também estão sendo comercializados a partir do PAS, da Conab e do PAA da SAF. E eventos como esses são importantes para o escoamento da nossa produção”, citou.

Tags: ,

 

Leia Também