Quitanda da Agricultura Familiar completa 1 ano fortalecendo a agroecologia e a geração de renda

A Quitanda da Agricultura Familiar completa, nesta terça (07), seu 1º ano de atividades. O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) para facilitar a comercialização dos produtos dos agricultores do chamado Cinturão Verde – região que compreende a zona rural de Teresina e cidades do entorno – junto à comunidade, com a realização de uma feira itinerante. A iniciativa faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar.

A Feirinha da Quitanda é realizada periodicamente em espaços públicos, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI), empresas, condomínios credenciados, além da parceria de promoção e comercialização com a rede de supermercados Carvalho Super para venda de produtos plenos e consolidados da Agricultura Familiar.

“As praças agroecológicas e hortas comunitárias são movimentos de organização dos produtores locais e difusão da agroecologia, agregando e dando visibilidade aos produtores do cinturão verde expor seus produtos e ampliar a comercialização”, destacou a secretária da SAF, Rejane Tavares.

O diretor de Parcerias Empresariais da SAF, Tiago Patrício, aponta que a Quitanda é um sucesso tanto para o consumidor como para os agricultores e relata o incentivo da SAF à produção agroecológica com vistas a conseguir obter uma produção considerada orgânica.

“A Quitanda da Agricultura Familiar é um conjunto de ações de mercado, promovendo novas abordagens de comercialização de mercado para a agricultura familiar. Já foram movimentados mais de R$ 500 mil em negócios, mas o grande feito da Quitanda é a aproximação desses produtores rurais com os clientes. A gente consegue melhora aproximação dos clientes e melhora apresentação dos produtos e da produção por parte desses produtores rurais”, relatou.

Atualmente, 24 grupos e coletivos da agricultura familiar estão regulamentados para atuar na feira. De acordo com o levantamento realizado pela Diretoria de Parcerias Empresariais da SAF, a Quitanda da Agricultura Familiar movimentou R$555.334,79 no primeiro ano. Antônia Soares é agricultora e produtora da horta da comunidade Serra do Gavião, e celebra a oportunidade de expor seus produtos em um espaço diverso.

“Essas feiras da Quitanda, pra gente que é produtor, estão sendo muito importantes. Dá pra gente tirar uma renda boa, porque a gente estava sem trabalhar, e com essa oportunidade, o produtor pode levar seus produtos pra vender na feira”, frisou Antônia.

Atualmente, conta com a seguinte programação fixa:

Feirinha Verde da UFPI

– Quinzenalmente aos domingos, no campus da Universidade Federal do Piauí, com 15 a 20 coletivos de produção;

Feirinha Oxente

– Quinzenalmente aos domingos, na praça da Vilmary, na Zona Leste de Teresina, com seis coletivos de produção, alternando com a Feirinha Verde;

Quitanda nos Condomínios

– Aos sábados, em condomínios da Zona Leste de Teresina, com 3 a 5 coletivos por condomínio;

Quitanda Super

– Parceria de promoção e comercialização com a rede de supermercados Carvalho Super para venda de produtos plenos e consolidados da Agricultura Familiar. Atualmente, está presente na loja da Avenida Homero Castelo Branco, bairro Ininga.

Quitanda nas empresas

Parceria entre a Quitanda da Agricultura Familiar e empresas de Teresina, com a comercialização de produtos da agricultura familiar. Atualmente, a parceria existe com a TV Clube.

Tags: ,

 

Leia Também