Encontro estadual discute políticas de ampliação da economia solidária

Começou nesta terça (04) o I Encontro Estadual do Cooperativismo para Fortalecimento da Economia Solidária no Piauí (CoopSol Piauí). O evento, que se estende até o dia 06, no Centro Guadalupe, localizado na zona Norte de Teresina, destaca as ações integradas de entidades, órgãos governamentais e a sociedade civil para fortalecimento das cooperativas na agricultura familiar. O evento tem o apoio do Governo do Piauí por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF).

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou na abertura do encontro o potencial das cooperativas para fomento da atividade econômica em pequena e grande escala.

“Esse encontro fortalece a quebra de paradigma sobre a economia solidária ser pequena, pobre e de má qualidade. A gente está falando de um modo como a gente desenvolve a economia que inclua muito mais, que inclua as pessoas, que não gere a exclusão que muitas vezes a economia tradicional gera”, apontou Rejane Tavares.

A coordenadora da Unisol Piauí, Edinalva Costa, reforçou a atuação mútua das entidades para construção de novas políticas para fortalecimento das cooperativas, com foco na economia solidária de forma inclusiva.

“Nós precisamos discutir qual a política de Estado que tem para os segmentos das cooperativas da agricultura familiar, e quais são as saídas de forma coletiva que precisamos identificar e fortalecer esse segmento de organização social que tanto contribui para o desenvolvimento sustentável do Estado. É uma alternativa onde a inclusão é o eixo principal de atuação”, apontou.

O secretário do Abastecimento, Cooperativismo e Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Alex Kawakami, ressaltou o papel das instituições governamentais no apoio à economia solidária, como fortalecimento da produção rural.

“Para nós do MDA é muito importante que a gente fomente esse tipo de atividade, que estimulam a organização de nova economia. Existem diversas pesquisas sobre o assunto, onde tem a presença das organizações, seja elas cooperativas ou associações, a um índice de desenvolvimento melhor na área rural, e esse é o caminho”, destacou.

O encontro segue até o dia 8 de junho no Centro Guadalupe, com palestras e discussões reunindo mais de 60 inscritos, representando entidades cooperativistas, governamentais e a sociedade civil.

Tags: , , ,

 

Leia Também