SAF realiza entrega do PAA Leite em Luís Correia

A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) realizou nesta quarta (19) a primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimentos – Leite (PAA Leite) em Luís Correia. Ao todo, 376 famílias, com 4 litros de leite por semana, foram contempladas.

Representando a SAF, o superintendente de Comercialização, Agroindustrialização e Inovação da SAF, Evandro Cardoso, participou da solenidade de entrega e reforça o papel do programa para o desenvolvimento com impacto direto na relação campo-cidade.

“A gente está buscando estabelecer um programa de apoio, de assistência técnica, para que melhore ainda mais a bacia leiteira do município e do território, numa perspectiva de ampliar a cadeia produtiva do leite e em atendimento a estas famílias”, explicou o superintendente.

Nesta primeira etapa, o programa realiza a entrega em 49 municípios das regiões centro e norte do Piauí, atendendo mais de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, e adquirindo quase 1 milhão de litros de leite dos agricultores familiares. O aporte para a fase inicial do programa é de cerca de R$3,7 milhões de recursos do Governo Federal e do Governo do Estado.

A chegada do PAA Leite vai melhorar a qualidade de vida de pessoas como a Saryhanne Brito, dona de casa, mãe de três filhos, que ressaltou a importância da chegada do programa para ela.

“Vai ser ótimo pra gente, para a nossa cidade de Luís Correia, porque existem pessoas que precisam, e é um alimento de tanta importância tanto por crescimento e desenvolvimento não só de crianças, mas adultos e idosos também”, disse.

A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele,
destacou a força da cadeia produtiva do leite no município, e o impacto na vida das famílias beneficiadas.

“Estamos muito felizes em receber esse programa. Isso é que faz toda a diferença, então a gente fica grato por esse programa, por ter o pontapé do PAA leite na nossa cidade, onde entram as crianças, os idosos e as gestantes no combate à fome”, destacou a prefeita.

PAA Leite no Piauí

Na primeira etapa, o programa atende municípios com índice muito baixo de IDH dos territórios Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea.

A intenção é beneficiar 5.526 famílias que estão registradas no Cadastro Único (CadÚnico) e beneficiar também cerca de 150 produtores e produtoras de leite da região norte do Piauí, vinculadas aos três grupos de laticínios que aderiram ao programa: Vale do Leite e Monte Santo, de Teresina, e Leite Longá, de Parnaíba.

Os municípios contemplados são: Castelo do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Cabeceiras do Piauí, Capitão de Campos, Sigefredo Pacheco, Boa Hora, Juazeiro do Piauí, Jatobá do Piauí, Boqueirão do Piauí, Cocal de Telha, Novo Santo Antônio, Agricolândia, Hugo Napoleão, Lagoinha do Piauí, São Pedro do Piauí, Jardim do Mulato, Lagoa do Piauí, Olho D’Água do Piauí, Coivaras, Palmeirais, Passagem Franca do Piauí, Curralinhos, Lagoa Alegre, Piracuruca, Barras, Brasileira, São José do Divino, Madeiro, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Porto, Batalha, Luzilândia, Nossa Senhora dos Remédios, Lagoa de São Francisco, Campo Largo do Piauí, São João do Arraial, Joaquim Pires, Joca Marques, Buriti dos Lopes, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Bom Princípio do Piauí, Murici dos Portelas, Caraúbas do Piauí, Cocal dos Alves, Cocal e Caxingó.

Tags: , ,